quarta-feira, 6 de novembro de 2013

JARDIM BOTÂNICO

Entre as muitas atrações e belezas do Rio, não consigo deixar de mencionar como  a mais interessante, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Criado em 1808, originalmente com o objetivo de aclimatar especiarias vindas das Indias Orientais, o jardim Botânico ocupa, atualmente, uma área de 54 hectares e fica na Zona sul da cidade, no bairro que tem o seu nome.
Cactário
Difícil descrever um passeio por lá. Começo por dizer que esse é um lugar para andar sem pressa. Não vale a pena programar uma visita rapidinha. Especialmente para aqueles que, como eu, são apaixonados por plantas.
O Jardim Botânico constitui uma belíssima e bem cuidada área verde, bem no miolo da cidade, possuindo um grande acervo de plantas nativas e exóticas, cerca de 6500 espécies, dispostas ao ar livre ou em estufa.  O espaço abriga também monumentos  históricos e museu arqueológico e possui uma biblioteca especializada em botânica com mais de 30.000 volumes.
É um lugar para contemplação e integração com a natureza, um espaço que nos convida à reflexão e que desperta encantamento. Possui, entre outras atrações, cactário, bromeliário, orquidário, e jardim sensorial. Difícil descrever o que é mais bonito, mas certamente não há como não se encantar com os caminhos da mata atlântica, repletos de plantas nativas desse nosso tão judiado espaço natural. Nesses passeios nossas mais variadas percepções sensoriais são estimuladas; caminhamos em trilhas recortadas por pequenas cachoeiras, ouvindo o canto de passarinhos, especialmente de sabiás e beija-flores e nos encontramos com bichos como macacos e esquilos.
Outra atração irresistível é a aleia dos abricós de macaco.
Aleia de Abricós de Macaco
Esta espécie exuberante que lá se encontra disposta em uma enorme carreira de árvores bastante altas, nessa época do ano cobre-se de flores e frutos oferecendo um espetáculo extraordinário;  principalmente porque  a sua floração concentra-se ao longo do caule e não na copa como na maior parte das árvores.
Flor do abricó de macaco (foto Fernanda Pônzio)
A diversidade de palmeiras é grande e o destaque são as palmeiras imperiais que também formam um belo e imponente conjunto.
Não menos que os lagos com reproduções de plantas da floresta amazônica, também chama a atenção a trilha composta por plantas bíblicas, um primor.
Lago com plantas do Amazonas
Pena que o orquidário encontrava-se em manutenção, estando fechado às visitas. Em compensação, a estufa de bromélias, que leva o nome do grande Burle Marx, estava exuberante. Muitíssimo bem cuidado, com as plantas organizadas em canteiros,  o conjunto conta com um acervo de cerca de mil e setecentos exemplares, principalmente originário da América Central, Amazônia e  Mata Atlântica.
Bromélias no conjunto Burle marx

Não. Tenho certeza de que não consigo descrever tudo o que lá vi, assim como estou certa de que não vi grande parte de toda a beleza desse lugar, na nossa visita de praticamente um dia inteiro. Resumindo, o Jardim Botânico do Rio merece não somente uma, mas muitas, muitas  visitas. 
Esquilo comendo o fruto do abricó de macaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário