segunda-feira, 30 de setembro de 2013

VIÇOSA!


Há pouco tempo, indignada principalmente com a sujeira e com o descaso da administração pública com a cidade, postei aqui um texto intitulado: VIÇOSA?
Criticamos, às vezes somos chamados de ranzinzas, porque queremos uma cidade cada vez melhor. Hoje, aniversário de Viçosa, não podia ser data mais apropriada para a gente mostrar o que nos dá orgulho e demonstrar nossa vontade de congratular-se com a terra.
Aqui temos tantas coisas boas, que fica difícil enumerar. Mas me arrisco assim mesmo e começo evidenciando o que percebo como o  melhor: o acolhimento. Esta cidade, que, não por acaso vive cheia de forasteiros, é extremamente acolhedora. Eu mesma vim pra cá em busca de oportunidade de estudar e trabalhar. Em ambas, fui contemplada com o que há de melhor: cursos de qualidade, em uma universidade de primeira linha e um mercado de trabalho ávido por pessoas qualificadas e dispostas a trabalhar.
Sem título - Zé Antônio Sant' Anna (2000)

Aqui me casei e tive minhas filhas, hoje me considero viçosense. Minha história passa-se, em sua maior parte, nessas terras. Poderia, como vários amigos, viver em outros lugares, mas escolhemos ficar, porque, o melhor que temos e que certamente nos atrai é a  possibilidade de conviver com uma gente bacana. Por sermos uma cidade universitária, o  padrão cultural de grande parte da população é bastante elevado. Assim encontramos o tempo todo com gente culta e antenada. Ao mesmo tempo, e creio que também por ser uma cidade universitária, é um povo despojado. Raramente vemos pessoas se vestindo de terno e gravata, por exemplo, ou demonstrando afetação em seus modos. A maioria das pessoas é simples, porém bem informada.  Fala-se de ciência a todo o momento e também de cinema, de literatura, de artes e de politica.  Viçosa é, além de tudo, uma cidade  pouco preconceituosa.
Bordados em ponto cruz 
Temos um ambiente cultural vivo e vibrante com as mais diversas manifestações. Gente como Zé Antônio Sant´Anna, artista plástico de primeira grandeza, e muitos outros, vivem por aqui. Temos a festa de Santa Rita e o grupo de Congado do Airões.  
O artesanato local é lindo, nossos bordados em ponto cruz viajam pelo mundo. A culinária é maravilhosa e certamente influenciou a indústria que consegue produzir o melhor doce de leite e  faz queijos pra ninguém botar defeito.
Encravada no meio de montanhas, Viçosa tem um clima agradável, com temperaturas amenas e, em grande parte do ano, um  frio gostoso. E, para os que têm preocupação com a saúde, como é o meu caso, temos algo muito bom: a melhor e mais linda pista de caminhada que conheço.
Pista de caminhada da UFV
Preciso dizer mais? Ah, sim. Para os amantes das flores e da natureza,  temos um charme extra: a Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromélias da UFV, que é espetacular e que, em minha opinião, é nosso melhor cartão postal.
Unidade de Conservação de Bromélias

Nenhum comentário:

Postar um comentário