domingo, 6 de outubro de 2013

GELEIA DE DAMASCO COM CALDA DE CHOCOLATE BRANCO

Esta receita é o resultado de uma ousadia minha. Na verdade, culinária é experimentação. Algumas dão certo, outras nem tanto. E assim vamos aprendendo e como diz uma amiga: ampliando nosso repertório.
Trata-se de um doce delicioso que experimentei em um casamento de uma sobrinha que é dona de uma chocolataria e buffet de doces. Ela fez questão de fazer os doces de seu próprio casamento. Decisão acertada em minha opinião, porque raramente ela encontraria quem fizesse igual ou melhor. 
Dentre todas as maravilhas de sobremesas que experimentei  na ocasião, essa geleia de damasco com cobertura de chocolate branco foi a minha preferida. Então como não tive coragem de pedir a receita, porque esse é o trabalho dela, arrisquei a testar e creio ter acertado.  
Andei dando uma olhada na net e não encontrei nada de geleia de damasco com chocolate branco que merecesse credibilidade. Então resolvi compartilhar.
GELEIA DE DAMASCO
400  g de Damasco seco
Uma e meia  xícara das de chá de açúcar
Pena que a qualidade da foto não
esteja à altura da deliciosa geleia de damasco
Caldo de duas laranjas
Um copo de água

COBERTURA
Duas barras de 120 g de chocolate branco ao leite
Uma caixa de 200 g de creme de leite 

MODO DE PREPARO
A geleia
Corte em tiras finas o damasco e leve-o a ferver juntamente com o açúcar, a água e o caldo de laranja. Deixe cozinhar até obter a textura de geleia sem desmanchar totalmente as frutas, mas até que incorpore bem o açúcar, o caldo fique bem encorpado  e as tiras de damasco  bem macias. Cerca de 30 m em fogo baixo. Retire da panela e distribua a geleia em taças baixas, até a sua metade.
A calda
Leve uma das barras de chocolate a derreter em banho Maria, junte o creme de leite e mexa bem para ficar homogêneo. Distribua a calda de chocolate por cima da geleia nas taças. Por fim, rale a outra barra de chocolate e coloque as raspas em cima da calda. Depois de frio, leve a gelar por pelo menos duas horas.

É um pecado contra a boa forma, mas vale a pena. Como se recomenda em outros casos não menos tentadores: aprecie com moderação (se resistir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário