sábado, 24 de agosto de 2013

Viçosa?

Nesta semana fomos informados que agora, na cidade do Rio, tem lei que determina que, quem jogar lixo na rua será multado. A medida está sendo implementada gradativamente. Começou pelo centro da cidade e depois se estenderá para Copacabana, Leblon e Ipanema. Até alcançar todo o perímetro urbano.
Em um país onde o hábito de jogar lixo na rua é arraigado entre a maior parte da população, a notícia cai como um facho de luz na escuridão da porqueira e da falta de higiene.
Um costume, ou pior, mau costume que agora vai ter que mudar. Quem não deixar a preguiça de lado, ou o mau hábito de não utilizar a lixeira, poderá ser surpreendido com uma multa que, se não for paga, incluirá o inadimplente nos registros do SERASA.
A famosa desculpa de que age assim,  porque  “todo mundo faz”, não vai mais funcionar como pretexto para os sujismundos. Espera-se que a operação, que recebeu o adequado nome de Lixo Zero, seja rigorosa com quem desobedecer.
Lixo no entorno de supermercado na Av. Castelo Branco
Aqui em Viçosa estamos necessitando de lei similar. É preciso punir sem compaixão os mal educados  que vivem a emporcalhar as ruas. Não somente as pessoas, mas principalmente as empresas: comércio, lojas, supermercados, vendedores ambulantes, enfim todos aqueles que ganham dinheiro nas ruas e contribuem para mantê-las no estado deplorável de sujeira, em que se encontram. Nesses lugares produzem-se grandes quantidades de lixo e, no geral, tais entidades, não “estão nem aí”.

A esses, em minha opinião, deve ser exigido mais: além de ficarem proibidos de lançar lixos ou entulhos na rua, deveriam ser obrigados a instalar lixeiras e placas educativas no seu entorno, contribuindo para a formação de novos hábitos em relação ao lixo.
Parte de carcaça de automóvel jogada
ao lado de lixeira
Caminhando pela Av. Marechal Castelo Branco, por exemplo, onde há comércio intenso, vemos supermercado, posto de gasolina e lojas de autopeças que sujam sem dó a via pública. Em ambos os lados dessa via há áreas verdes: de um, o campus da UFV (vila Gianetti), do outro, a área de preservação ambiental que margeia o bairro Belvedere. Nos dois, há constantemente lixo e sujeira jogados. 
Já passa da hora: lei ante sujeira já. Campanhas educativas para orientar os “esquecidos” e, imediata punição para quem desobedecer. E quem o fizer terá que pagar a multa ou o nome vai para o SERASA, ou seja, ficam  “sujos na praça”.  Sem trocadilhos.
Nem parece ser área de preservação ambiental
Jogar lixo fora dos locais adequados é uma questão de hábito, ou pior, de mau-hábito. Essa prática perversa pode ser mudada se o poder público realmente quiser tomar decisões e estabelecer ações para que tenhamos uma cidade mais limpa. Como consequência, certamente teremos menos doenças, redução de enchentes e de entupimentos de bueiros e, por último, porém não menos importante: uma cidade mais limpa e agradável de morar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário