terça-feira, 27 de agosto de 2013

CONVERSA DE JARDINEIROS- Podas de Agosto

Segundo a sabedoria popular,  desde que chegam os meses sem r,  maio, junho e julho, já se pode começar a fazer as podas.. Mas é  em agosto, especialmente  em sua semana de lua nova, (ainda segundo os antigos), que as podas são mais indicadas. É nesse período que as plantas, no geral,  melhor respondem a uma boa limpeza.
Acho as podas tão relevantes para a correta manutenção dos jardins, que acabo protagonizando  situações engraçadas. Tenho um irmão que possui um sítio lindo e repleto de plantas.  Costumo visita-lo bastante e, nessas ocasiões acabo dando uma mãozinha, pois, por mais que eles cuidem, são tão amplos os jardins e gramados que sempre  tem algo em que intervir. Só que ele e sua mulher, são mais naturalistas, apreciando as plantas mais folhadas e eu gosto mais de ver cada espécie ou touceira, completamente livre de cachos secos, folhas velhas, enfim ...
A falta de poda e limpeza  acaba comprometendo a beleza das plantas. Além disso, folhas velhas, galhos  e flores, secos, ou quase,  tornam-se depósito de poeira, pragas, cochonilhas principalmente e sugam parte da energia da planta que poderia ser direcionada para alimentar novos brotos e flores. Então quando chego ao sítio, sabendo-me enxerida, meu irmão brinca: tenho que esconder as facas, tesouras  e quaisquer outras ferramentas de poda, porque elas são um perigo na mão de minha irmã, que acaba deixando as plantas peladas e surucas.
Pândano com folhas amareladas:
pedindo uma poda
Além de mais bonito, com
muito mais vigor
Por que o mês de agosto é o mais propício às podas? -  Nos meses de maio, junho, julho, período em que quase não chove,  as plantas, no geral, entram em repouso, param de crescer e, praticamente não emitem novas brotações.  Assim, quando o inverno começa a dar sinais de que está indo embora, o sol passa a brilhar com mais vigor, dias começam a ficar mais longos, e espera-se o setembro com alguma chuvinha, então, esse é o momento.

Strelitzia antes da poda
Não ficou muito mais bonita?
Efetuar limpezas e podas exige alguma técnica, mas especialmente bom senso. Diante de uma touceira repleta de cachos secos, folhas amareladas, manchadas, ressecadas, é fácil perceber o que precisa ser retirado, para devolver à planta a oportunidade de revigorar e voltar a ser muito mais bonita. Em minha opinião, não se pode ter dó. Mas há controvérsias. Em minha família mesmo, quase toda de jardineiros, como já disse, há os que não são favoráveis a podas tão rigorosas e frequentes. Penso que, com  as plantas, alguma dose de desapego faz bem, pois necessária ao renascimento e a renovação, inevitáveis ao ciclo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário