sábado, 20 de julho de 2013

Geleia de laranja

A laranja Bahia é uma das frutas que mais aprecio. Tem a acidez ideal, quase não tem sementes e sua polpa alaranjada é um convite à degustação.  Além de ser deliciosa naturalmente, propicia a feitura de uma geleia sensacional.
Geleias, no geral não me provocam  tanto entusiasmo. Quase todas são muito doces e perfeitamente dispensáveis tanto no café da manhã, como no lanche da tarde. Além do mais, são altamente calóricas  e, para quem  vive atenta ao peso, como é o meu caso, dispensá-las não representa tanto  sacrifício.
Mas essa afirmação não se aplica à geleia de laranja Bahia, uma preciosidade culinária de minha família e que faço questão de rememorar todos os invernos. Por aqui a fruta é farta nesse período. Desde maio até julho, os pomares das casas ficam carregados e costumamos encontrá-las com bons preços nos mercados e feiras.
Fazer a geleia dá um pouquinho de trabalho, mas o resultado compensa.
Para quem se aventura a experimentar segue a receita:
Geleia de Laranja  
Linda e deliciosa
                           
Ingredientes
4 laranjas Bahia bem maduras (tamanho médio)
250 gr de açúcar cristal
Água para cozinhar

Modo de Preparo
Primeiro retire superficialmente o sumo das laranjas, com o auxílio de um ralo, ou com uma faca bem afiada. O segredo é retirar o sumo, sem danificar a casca que deve permanecer bem amarelinha.
A laranja sem o sumo  
Depois disso, lave as laranjas inteiras, parta-as ao meio e esprema levemente  o caldo, reservando-o.
Metades espremidas 
Coloque as metades espremidas das laranjas em um litro de água e leve a cozinhar em uma panela de pressão. Deixe por 5 minutos, após a fervura, escorra a água e troque-a por outra também fervente, voltando à pressão, por mais 5 minutos. Repita o processo por três vezes, pelo menos.  Quando trocar a última água, verifique a laranja ficou bem macia, quase desmanchando. Esse é o ponto. Escorra então a última água, retire e despreze os umbigos e o pavio branco do meio das laranjas. Amasse a polpa ligeiramente com um garfo e leve ao fogo novamente, juntando o açúcar e o caldo que ficou reservado. Deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Está pronta a geleia. Deixe esfriar e guarde nos potes.
A geleia fica maravilhosa, com um sabor acentuado de laranja Bahia e pouco doce. É ideal para ser consumida no café ou lanche, com torradas e, ou biscoito água e sal, também com uma camada de requeijão cremoso, ou queijo Minas. Ainda acompanha bem bolos e roscas caseiras.
Se guardada em potes esterilizados dura até um mês na geladeira.


2 comentários:

  1. Hummmmmmm! Que delícia!

    ResponderExcluir
  2. Geléia de laranja com requeijão da casa da Marcella, normalmente depois de uma noite virada estudando...
    Taí uma coisa que vou me lembrar! :)

    Gis.

    ResponderExcluir