quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sant´Ana e São Cristóvão

Minha terra está em festa. O mês de julho é, sem dúvida, o período de maior afluxo de pessoas a Guaraciaba-MG. Tanto os filhos da terra residentes em outras regiões do país, como pessoas das redondezas se dirigem à pequena cidade próxima a Ouro Preto, para comemorarem a sua padroeira Sant´Ana e, também para matarem a saudade da terrinha. Cidade erguida à beira do rio, num vale em meio à cadeia de montanhas de Minas, em Julho, em Guaraciaba, faz frio “pra daná”. A boa comida mineira, a cachacinha tradicional, os casos contados ainda à beira do fogão à lenha, a dança agarradinha nos bailes - tudo isso e a alegria das pessoas aquecem corpo e alma.
A Padroeira - Sant´Ana era esposa de São Joaquim. Foram os pais de Maria de Nazaré, Nossa Senhora, mãe de Jesus. Ana foi considerada estéril durante muitos anos e, pelo poder da oração e da penitência de seu marido, finalmente engravidou-se dando a luz, à mãe do Salvador. A paciência e resignação com que enfrentaram a esterilidade foram premiadas com a graça de serem os pais de Maria, portanto avós de Jesus.   O nome Ana tem origem no hebraico Hanna e significa graça. Dia 26 de julho é o dia de Sant´Ana.
Sant´Ána - a padroeira
Mas em Guaraciaba a festa começa antes. No mês de Julho, são vários dias de festas, que se iniciam com a expectativa da chegada dos visitantes. As reuniões em família, os encontros com os amigos e parentes, as barraquinhas, o forró, tudo é festa.
São Cristóvão – Conta a tradição que São Cristóvão teria ajudado na travessia de um menino em um rio. Durante o percurso, a criança ficava cada vez mais pesada, como se o santo carregasse o mundo nos ombros. Ao final o menino teria revelado àquele que o carregava, que ele vinha transportando o próprio criador de todas as coisas. Por esta razão, São Cristóvao é considerado o protetor dos motoristas e dos taxistas. Em Guaraciaba, no dia dia 25 de julho, dia em que é comemorado o dia de São Cristóvão, há uma linda procissão motorizada. Primeiro seguem os automóveis e depois as motocicletas, que, como se sabe tem se tornado cada dia mais, um transporte comum nas cidades e também no meio rural.
Aproveitando o ensejo das festas de Guaraciaba, confeccionei dois estandartes: o de Sant´Ana e do de São Cristóvão.
Para o de Sant´Ana utilizei elementos e referências femininas, sob fundo azul celeste, cor do manto de Maria. Inseri ponto russo cor de rosa e trabalhei com sinhaninhas, galões dourados, contas e rosas de seda na cor nude. Tentei expressar suavidade e, acima de tudo leveza e feminilidade. Acabei com fitas coloridas e cordão de São Francisco lilás.

Para o estandarte de São Cristóvão, utilizei o fundo azul escuro para compor com o rio da imagem e trabalhei com as três cores da sinalização do trânsito: verde, amarelo e vermelho. Contornei com viés dourado para clarear um pouco o azul. Finalizei com fitas em três tons de verde e cordão na cor verde escura. 
São Cristóvão-protetor dos motoristas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário