terça-feira, 18 de junho de 2013

DECORAÇÕES PARA FESTAS JUNINAS: Estandartes e Arranjos Tropicais

            Há algum tempo depois de assistir um show do Flor do Batuque,  aqui em Viçosa, que usava lindamente um estandarte à frente do grupo,  andava querendo  me aventurar em fazer alguns.
Semana passada baixou Artur Bispo do Rosário em mim e pus mãos à obra.  Preferi, ao invés trabalhar com colagens, como vemos em alguns vídeos da Internet, fazê-los costurados. Creio que assim ficam mais resistentes e duram mais.Como tenho pouca prática, foi um desafio. 

Acabou dando certo. Afinal não era alta costura, mas apenas uma brincadeira. Fiz vistas grossas às imperfeições e abusei das cores e materiais.  Deixei os tons se divertirem, sem me preocupar “se combinavam” ou estavam em perfeita harmonia.
Ao final, gostei do resultado. Estandarte é isso! Um santo a ser homenageado, disposição para furar os dedos com agulha de vez em quando e uma sacola de retalhos e aviamentos a aproveitar. Rendas, fitas, sinhaninhas, sutaches, cordões, passamanarias e flores: é possível utilizar tudo isso e mais. Na confecção de estandartes, não há regras fixas. Originalmente eles eram feitos, aproveitando-se o que tinha em casa. 
São João com seu carneirinho
Assim, valia e continua valendo soltar a imaginação e bisbilhotar aquela gaveta onde se guardam bugigangas que não tivemos coragem de jogar fora, como um brinco quebrado, lantejoulas, vitrilhos, ponto-russo e até botões.   
O São Pedro foi confeccionado em cetim
Para decorar as festas juninas saindo um pouco das habituais bandeirolas é uma ideia diferente.
Musa e Alpínea compõem um belo arranjo
Outra opção bacana, em minha opinião, é utilizar flores tropicais e fazer arranjos bem vibrantes. Eles podem ser colocados em vasos rústicos de cerâmica de maneira bastante despojada.
Afinal as festas juninas nos remetem à vida simples no campo e, mesmo hoje, vivendo em um mundo tão tecnológico e sofisticado, muitas pessoas sentem falta disso.



Um comentário:

  1. Ficaram lindos, Maria Inês!! Parabéns pelo trabalho e dedicação!! :)
    Um beijo, Gis.

    ResponderExcluir