terça-feira, 25 de junho de 2013

QUITUTES JUNINOS

O mês de junho,  no interior do Brasil é uma tentação para aqueles que querem ou precisam manter a forma.  Assim como no Natal,  as festas juninas são marcadas por uma comilança irresistível.
No interior de Minas Gerais,  prevalecem os caldos, as bebidas quentes e os doces. Como temos um inverno bastante rigoroso e úmido, as gostosuras vêm para aquecer o peito, pois o sereno cai impiedoso e, mesmo em volta de fogueira, o frio é de lascar.
As comidinhas mais comuns ainda são a pipoca, o amendoim torrado, o milho verde cozido ou assado na brasa, a batata doce assada e a canjica doce com amendoim. Tudo muito simples e informal.  Originalmente aqui na nossa região, as festas juninas estavam relacionadas à colheita do café – época do ano em que se compravam roupas novas, renovavam-se os móveis da casa e faziam-se outras extravagâncias, tudo graças ao dinheirinho extra da colheita.
Mas nas festas juninas também podemos, sem deixar de lado a  tradição, fazer comidinhas mais elaboradas e gostosíssimas. Tá certo que dão um pouco mais de trabalho, mas a alegria de reunir amigos compensa o esforço.  Aliás, para mim, festa junina é isso:  gente que a gente gosta reunida em volta da fogueira, comemorando a vida. Não esses grandes eventos, quase puramente comerciais, onde se vende cachorro quente e se escuta música caipira de gosto duvidoso.
Então, mostro aqui duas receitas especiais para as festas juninas. A primeira é de um quentão especialíssimo. Ao invés de usar o limão rosa tradicional, utilizei a laranjinha kikan. Ficou um primor. Não somente lindo, com as rodelinhas flutuando no líquido fumegante, como muito saboroso. A outra é a ambrosia. Embora muito presente no interior de Minas ela é pouco lembrada nas festas juninas e mais comum nas festas de fim de ano.  Podem ser boas sugestões para sair do trivial. Seguem as receitas.
QUENTÃO 
Quentão de laranjunha kinkan

Ingredientes
- 1 litro de água
- 250 ml de cachaça de boa qualidade
- 12 laranjinhas kinkan
- 1 xícara das de chá de açúcar
- 4 paus de canela
- 8 cravos da índia
- 10 rodelinhas de gengibre, descascado
- Caldo de 2 limões.
Modo de Preparo
Primeiro faça o xarope, colocando em uma panela esmaltada a água, o açúcar, a canela, os cravos e o gengibre e a laranjinha kinkan em rodelinhas finas, sem as sementes. Deixe ferver por 15 minutos e  acrescente o caldo dos limões, também sem sementes. A laranjinha deve ficar macia, para que possa ser comida junto com o quentão. Assim que obtiver um xarope bem cheiroso e a laranjinha estiver no ponto,  acrescente a cachaça somente para aquecê-la. Não deixe ferver, mas mantenha aquecido para servir.

AMBROSIA
Ambrosia

 Ingredientes
- 1 litro de leite
- 2 latas de leite condensado
- 3 ovos
- casquinhas de 1 limão e suco (opcional)
- oito cravos da índia e 4 paus de canela
 Modo de Preparo
Em uma panela, preferencialmente esmaltada, leve o leite para ferver juntamente com a canela, o cravo e as casquinhas de limão. Ferva por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não formar rapa no fundo da panela.  Acrescente o leite condensado misturando bem e mexendo por mais 10 minutos. Retire as casquinhas de limão, os cravos e os paus de canela. Bata as claras em neve, acrescente as gemas, misture bem e despeje sobre o leite fervendo. Deixe talhar e vá cortando com a escumadeira, até que os ovos fiquem bem incorporados ao doce. Isso leva mais uns dez minutos.  Obs.: Se não talhar, acrescente caldo de um limão.  



Um comentário:

  1. Hummm ! Numa noite como a de hoje, chuvosa e fria este quentão ia cair muito bem...Amiga, posso te pedir pra fazer um quentão temporão deste em Julho, quando eu estiver aí?!
    Sonia de Holambra

    ResponderExcluir