terça-feira, 26 de março de 2013

LENDA DO CHÁ


‘           “Chá para aquecer o peito. Boa companhia para aquecer a alma”. Há tempos uma amiga  convidou-me para um chá e respondi assim. Como tratamos disso no facebook, nosso combinado gerou uma boa repercussão. Ao que percebo, é grande o número de adeptos de um bom chá.
Existem muitas lendas sobre a origem do chá. E lendas, como se sabe, pertencem aos povos que as criam e principalmente as divulgam. A lenda mais conhecida conta que a  origem do chá data de mais de 5000 anos, na China,  no reinado do Imperador Sheng Nong. Diz-se que foi um governante justo e amante das artes e da ciência, tendo ficado conhecido como Curandeiro Divino. Preocupado com as epidemias que assolavam o seu império, decretou uma lei que exigia que todas as pessoas fervessem a água antes de a consumirem.
Certo dia, quando  passeava pelos seus jardins, o governante pediu  que lhe fervessem água,  descansando debaixo da sombra de uma árvore. Enquanto esperava que a água esfriasse, algumas folhas vindas de  arbustos próximos caíram dentro do seu copo, atribuindo à água uma tonalidade acastanhada. O Imperador decidiu provar, surpreendendo-se com o sabor agradável. A partir deste momento ficou adepto do chá, difundindo o gosto entre o seu povo, gosto esse que se espalhou pelo mundo.
Creio que o chá de hortelã seja um dos mais populares em nossa região. Utilizado principalmente para acalmar o sistema digestivo e contra inflamações em geral, ele pode também ser levemente adoçado e acompanhar biscoitos amanteigados, rosquinhas ou o nosso popular bolinho de chuva.  

Eu adoro. E mantenho, em minha hortinha um canteiro de hortelã que está lindo. Agora que o frio começa a dar o ar de sua graça e com a chuvinha que tem caído quase todos os dias, é uma boa opção para aquecer o peito nas tardes de outono.
Aí em cima, uma foto do meu canteiro de hortelã que está enfeitando a horta, depois desse período de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário