terça-feira, 2 de abril de 2013

"CARPE DIEM" E MATO NAS RUAS...


É tão curta a nossa passagem pela vida. Mesmo que ela seja longa... Minha avó materna viveu 92 anos e sempre nos dizia: - aproveite a vida, minha filha, que tudo passa tão rápido. Meu Deus, como essa percepção fica clara depois dos cinquenta!
Mas o bravo,  desolador mesmo, é  perceber, a toda a hora, que esse “carpe diem” a que a minha avó se referia, e que muitos devem ter ouvido, não depende apenas de nós. [Aliás, esse tema é tratado lindamente no filme Sociedade dos Poetas Mortos.  Quem não viu, vele a pena].
Tudo  isso são reflexões pra tratar de assunto tão banal, que chego a ter vergonha de falar. Mas é preciso dizer que há montes, aliás, muitas moitas de mato nas ruas. E como isso nos diz respeito, nos incomoda, aborrece, enfim, detona com a nossa tentativa de ter uma vida mais ou menos, porque boa de tudo sabemos que não tem jeito. Doenças existem aos montes, e sempre estão a  incomodar a nós e aos outros (que triste!) e a morte, à espreita,  tão certa, tão danada. Cruz credo, nem é bom pensar.
Por tudo isso, bem que podíamos viver sem esses pequenos aborrecimentos, sem o mato nas ruas, por exemplo.  Bastava apenas que a administração municipal, que é tão efetiva na hora de cobrar impostos, taxas e outras amolações, fizesse a sua parte.
Agora felizmente temos uma lei que determina que os proprietários de terrenos e lotes urbanos sem construção façam seus muros e  calçadas. Ainda bem! E parece que esse pessoal (que, em geral vive de especulação imobiliária), está sendo cobrado e notificado de suas obrigações.
Aqui no meu bairro, muitos já providenciaram o que a lei está exigindo, muros e calçadas nos lotes vagos, têm sido feitos. Mas não basta. A prefeitura tem que fazer a sua parte. Aliás, não esta diretamente, mas o seu preposto, o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, a quem compete cuidar da limpeza urbana, incluindo a capina das ruas. Cadê essa gente, meu Deus? Por aqui não têm passado. Ou, se o fazem não tem olhos pra ver que o mato está tomando conta das ruas.
O proprietário fez muro e calçada. Cadê a prefeitura, ou o SAAE, com a capina?
 Nossos impostos têm sido cobrados cotidianamente. Na conta de água, as taxas de limpeza urbana nunca são esquecidas. E se nós, pobres mortais, nos esquecermos de pagá-las, por poucos dias que seja, somos, sem piedade, punidos com o mais cruel dos castigos: ficar sem água. Não seria tão melhor se cada um fizesse a sua parte, nessa nossa inglória tentativa de viver um pouco melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário