segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Somos Todos Indios


Praticamente todo ano é a mesma coisa. Enfrentamos uma viagem longa, estradas cheias e tempo chuvoso, para curtirmos uns dias de praia. Nós mineiros somos até gozados por isso, mas o fato é que adoramos ir à praia. Pelo menos uma vez ao ano.
Somos adeptos da crença que as montanhas nos oprimem. E  que no litoral ficamos mais livres, descontraídos e alegres. Por lá costumamos, como se diz, “soltar a franga”. E não é difícil imaginar por que. (ou será porque?).
Somos todos índios, especialmente na praia. Ou melhor, retornamos às nossas origens.
Lá, andamos descalços e quase pelados. Comemos com as mãos, no meio da areia. Ficamos debaixo de barracas e brincamos na água feito crianças. Andamos bastante, comemos muito peixe, milho verde e mandioca. Bebemos  água de coco praticamente todos os dias. Ficamos com a pela queimada, atravessamos  trilhas de pedras, andamos de barco.  Amarramos uma canga na cintura e   nos enfeitamos com bijuterias coloridas, verdadeiras quinquilharias, nas orelhas, nos braços, nos tornozelos...
Muitas vezes enfrentamos estradas ruins e trilhas difíceis para ter acesso a praias paradisíacas. Aliás, andar é o que mais fazemos na praia. Ficamos todos exauridos, mas contentes.
No geral escolhemos ir à praia com a família ou com amigos. Nos expomos literalmente, deixando de saber se estamos plenamente em forma. Aliás, não há lugar mais democrático. Na praia tem sempre alguém mais gordo ou mais magro do que a gente, mais rico ou mais pobre, mais feio e mais bonito. Não importa se pagamos micos um atrás do outro. Quase tudo acaba sendo divertido Quer coisa melhor?

2 comentários:

  1. Texto maravilhoso! Descrição exata do que os mineiros acabam fazendo na praia. Cheguei a lembrar as vezes que fui em algumas das prais do estado do Rio e Espírito santo. Fui transportado para esses lugares. Obrigado!

    ResponderExcluir