quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PLANTAS E SUPERSTIÇÕES

Sou uma apaixonada por plantas. Cultivo meu jardim há anos e, quando me pedem, dou pitaco no  dos outros. Toda a minha família, de alguma forma, relaciona-se com plantas, seja profissionalmente ou por hobby. Tenho  irmã que é paisagista, cunhada que é proprietária de floricultura e outra que era produtora de plantas ornamentais. Essa paixão começou com a minha mãe que nos legou esse gosto. Como somos uma família de pessoas bastante estudiosas, todos acabam se interessando pelo assunto, lemos frequentemente sobre o tema, cultivamos uma curiosidade permanente e observamos bastante.  Acabamos aprendendo algumas coisas.  
Um aspecto interessante que observamos é a superstição com as plantas. Algumas crenças costumam ser tão fortes, que se transformam numa verdadeira profissão de fé. Assim alguns fazem questão de cultivar uma ou outra espécie, acreditando que pode fazer bem tê-la em casa. 
No comércio, por exemplo, nas cidades do interior, é comum encontrarmos na porta, um vaso com sete ervas, entre elas,  quase sempre um pé de arruda, um de guiné, um lança de São Jorge, um comigo ninguém pode  e outras de que não me lembro. Acredita-se que elas sejam capazes de proteger contra a inveja e o mau olhado.  
Algumas plantas por sua vez, são amaldiçoadas. Certa vez uma vizinha interpelou a minha mãe dizendo: - Não é bom ter avencas em casa, pois elas trazem  má sorte e desgraça. Mas minha mãe que era uma louca pelas avencas e, além de tudo muito religiosa, deu de ombros e tentou argumentar com a vizinha que isso era uma bobagem. Não sei se a convenceu.
Particularmente sei que não há comprovação alguma a respeito dessas crendices, que aliás variam de uma região para outra. No entanto, desde que soube da crença que cultivar um pé de romã é bom pra trazer fartura e dinheiro, cuidei logo de plantar um bem na entrada de minha casa. Minha filha que é estudante de biologia (e uma debochada) logo disse: - Mas mãe como pode um pé de romã trazer riqueza se a gente só vê isso em casa de pobre? Tem razão a danadinha. Não me lembro de ter visto casa de milionário com uma romãzeira no jardim. 
Meu pé de romã está especialmente bonito nesse início de 2013.

Por via das dúvidas, mantenho a minha romãzeira com todo o cuidado. Além do mais é um arbusto lindo com florada alaranjada e frutos vermelhos quase todo o tempo. Esse ano, meu pé de romã está especialmente bonito. Se valer a crença vai ser um ano de muita fartura e dinheiro. Bom que seja mesmo, mas que seja  principalmente de muita saúde, amor, paz e amigos, essas sim, as melhores coisas da vida. 


2 comentários:

  1. Ja ouvi dizer que quando a avenca começa a secar
    sem mais nem menos ou morre é sinal de traiçao. E da roman eu tambem ja ouvi dizer e nessa da Roman eu acredito! Ja ouvi dizer que o pé de roman na plantado na porta casa tras prosperidade, mas o que é bom é ter um pé de roman, um pe de figo e um pé de uva, os tres traz muita prosperidades! Eu sou apaixonada por avencas, e adoro roman, uvas e figo. So nao planto pq moro num apartamento muto pequeno.

    ResponderExcluir
  2. ROMÃ, e não "roman"!

    ResponderExcluir