sábado, 15 de dezembro de 2012

FORA DE BRINCADEIRA

Reestruturação organizacional da Prefeitura de Viçosa


Tem um bichinho me mordendo pra eu me manifestar nessa questão do projeto de reestruturação organizacional que foi apresentado pelo executivo à Câmara dos Vereadores de Viçosa e que está gerando uma grande polêmica naquela casa. Estou tentando me informar sobre o projeto, há alguns dias e não consigo obter esclarecimentos a respeito de quem o elaborou. Reestruturação organizacional é atribuição típica de administradores. Assim como não é qualquer um que pode sair por aí prescrevendo medicamentos para um doente, ou assinando a planta de um prédio, por exemplo, a atividade de conceber uma estrutura organizacional deve ser conduzida por profissionais que se prepararam e estejam habilitados para isso. Ou seja, por pessoas que estudaram o assunto e conhecem as bases teóricas que o fundamentam, podendo apresentar propostas que melhorem o desempenho e o funcionamento das organizações. 
Sei que aqui em Viçosa existe uma representação do Conselho Regional de Administração e espero que esse órgão esteja acompanhando o desenrolar dessa questão. Torço sinceramente para que haja administradores profissionais envolvidos na elaboração do projeto e que se apresentem as bases técncias necessárias para justificar a sua implementação. O simples argumento de que representará economia, com redução de gastos administrativos, por sí só não se justifica. A estrutura organizacional não deve ser maior nem menor do que a necessário para dar suporte administrativo ao planejamento, à execução e ao acompanhamento das políticas e diretrizes estabelecidas pela gestão pública municipal.
Especialmente, no caso em questão, que se tenta mexer com secretarias que são tão importantes para o povo viçosense, como é  o caso da educação e da cultura. A maioria das pessoas de fora nos enxerga como uma cidade símbolo da educação e cultura e nós mesmos não nos conformamos de vê-las tão relegadas pelo poder público municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário