terça-feira, 4 de dezembro de 2012

COMIDINHAS DE NATAL


Dezembro  chegou  e o clima de Natal já está no ar. Para quem tem origens rurais como é o meu caso, essa época do ano tem um significado todo especial.  
Em minha infância, na região de Guaraciaba (Minas Gerais), ainda se conservavam as tradições de armar  presépios  e grupos de músicos iam de casa em casa para “cantar o nascimento”. Aliás, a palavra Natal não era muito comum, dizia-se dia de Nascimento, ou, conforme o meu pai, dia de Consoada.  A culinária daquela região é riquíssima. O município fica muito próximo a Ouro Preto, com o qual faz divisa, sendo a influência portuguesa no que se come por lá, bastante nítida. Todavia, como nas demais regiões do país, a miscigenação com ingredientes e sabores indígenas e africanos é comum.  Creio que dessa mistura tenha surgido o pastelão de bacalhau com palmito.
Lá na roça o pastelão de bacalhau era feito com o palmito colhido na mata, naqueles tempos em que eram fartas as palmeiras nativas e por isso não se proibia o seu corte, que, no entanto, era feito com a maior parcimônia. Não me lembro de presenciar o corte fora da época de Natal.
Então, vem chegando o Natal, minhas origens pedem e me ponho a cozinhar os pratos da minha infância. Lembro-me que minha avó e minha mãe sempre fizeram o pastelão de cabeça, ou seja, sem o auxílio de receita. E nunca erravam, as danadinhas. Cheguei a fazer assim, mas como não tinha a mesma prática delas, às vezes não dava certo. Até que a saudosa amiga Tita,  cozinheira de mão cheia, e que vem a ser mãe de minha comadre Dayze,  me passou a receita da massa do pastelão, que é o mesmo da minha família. Segue como está no meu caderno de receitas.
PASTELÃO DA TITA (BACALHAU COM PALMITO)
Para a Massa
Meio quilo de farinha de trigo
Meia xícara das de chá de óleo
Maia xícara das de chá de manteiga ou margarina
Três ovos (dois inteiros, mais uma clara vão à massa, a outra gema é para pincelar)
Uma colher de chá de fermento em pó
Uma pitada de sal
 
Para ao recheio
Meio quilo de bacalhau
Meio quilo de palmito picadinho
Uma xícara das de chá de azeite de oliva
Duas batatas de tamanho médio
Uma xícara das de chá de chá de cebola de cabeça picadinha
Meia xícara das de chá de chá de pimentão picadinho
Meia xícara das de chá de tomate pelado e sem sementes picadinho
Uma pimenta dedo de moça com as sementes
Duas colheres das de sopa de alho socado na hora
Quatro ovos cozidos
Meia xícara das de chá de Salsinha e cebolinha picadas (opcional)

Modo de Preparo
A massa: Coloque a farinha em uma tigela, abra um orifício no meio e acrescente os ovos, os óleo, a manteiga ou margarina,  o sal  e o fermento. Misture com as mãos, até que a massa fique bem lisa e macia. Se os ovos forem pequenos, pode ser necessário acrescentar à massa uma ou duas colheres de leite. Tampe com um guardanapo e deixe descansar por meia hora.
O recheio:  Dessalgue o bacalhau deixando-o de molho na água por cerca de 20 horas. Nesse período troque de água pelo menos seis vezes. Desfie e desosse o bacalhau. Refogue o alho no azeite e acrescente a cebola, o tomate e o pimentão. Em seguida adicione o bacalhau desfiado, mexa bem, junte o palmito e a pimenta picadinha  refogando um pouco mais. Cozinhe as batatas picadas em quadradinhos pequenos e acrescente ao refogado de bacalhau. Se gostar coloque salsinha e cebolinha.
Para montar o pastelão: Divida a massa em duas poções iguais, pois esta receita rende dois pastelões.  Abra em uma superfície lisa e enfarinhada, com o auxílio de um rolo (ou de uma garrafa, se quiser manter a tradição da roça). A massa não deve ficar muito fina. A espessura de cerca de meio centímetro é adequada. Divida o receio também ao meio. Primeiro coloque dois ovos cozidos picados em rodelas, por cima de cada uma das massas. Por cima deles, o recheio de bacalhau e palmito. Feche os pastelões juntando as duas extremidades horizontais, de forma que uma ultrapasse levemente a outra. Coloque em um tabuleiro untado com óleo, virando a emenda para baixo (Assim, os ovos cozidos ficam em cima do recheio quando se parte o pastelão). Pincele com a gema e leve ao forno moderado por meia hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário