sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

COMIDINHAS DE NATAL


 

PUDIM QUERO MAIS

O Pudim Quero Mais da minha infância faz jus ao nome. É uma delícia de comer rezando. Sua receita original é confusa, pois propõe medidas bastante inusitadas, como: leite de um coco com a água do mesmo coco e uma garrafa de leite. Difícil, pois cada coco tem um tanto de água, né? E quanto à garrafa, qual seria o seu tamanho? Em minha família usavam como medida uma garrafa das de guaraná pequena. Então resolvi, em homenagem à minha querida e saudosa irmã Ana, que era mestre nos pudins, fazer uma adaptação que penso não a envergonharia. O resultado ficou excelente. Andei pesquisando pudins com esse nome na net e só encontrei propaganda de padaria. Então resolvi compartilhar.
PUDIM QUERO MAIS
Uma lata de leite condensado
Quatro ovos
A mesma medida da lata de leite condensado com coco ao leite *
Cinco colheres das de sopa de queijo Minas maduro ralado
Seis colheres das de sopa de açúcar, para a calda.
* Para obter o coco ao leite junte cinco colheres das de sopa de coco fresco ralado, uma xícara de água de coco e complete com leite até obter a medida da lata  de leite condensado.
Modo de Preparo
A calda
Leve ao fogo em uma caçarola pequena as seis colheres de açúcar cristal e faça uma calda caramelizada, deixando ao açúcar “queimar” levemente, sem escurecer demais. Deve-se obter a cor avermelhada. Coloque essa calda em uma forma de 25 a 30 cm de diâmetro, com buraco no meio.  
O pudim
Coloque o leite condensado, o coco ao leite, os ovos inteiros e o queijo ralado no liquidificador e bata por três minutos. Despeje a mistura sobre a forma com a calda já fria e leve a assar em formo médio em banho Maria, por 40 minutos. Nos primeiros 30 minutos, mantenha a forma coberta com papel alumínio. Retire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos. Tire do formo e deixe esfriar normalmente. Depois de frio leve à geladeira por pelo menos 6 horas, antes de desenformar.

É uma sobremesa e tanto para a ceia ou o almoço de Natal. Quem experimentar não vai se arrepender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário