quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CRÕNICAS DO DIA A DIA: REFORMAS EM CASA


Escrevo estas mal traçadas linhas, literalmente, em meio a entulhos. E penso que fazer uma obra em casa é como se apaixonar de novo. A gente já viveu o suficiente para saber que vai ser o caos, mas pensa que desta vez será diferente.
Temos necessidade de manter nossa vida bem organizadinha, pensando que é por pura questão de conforto. Desconfio, no entanto, que seja mais pela insegurança, que a desordem nos apavora. Embora se saiba que ela inspira: “É preciso ter o caos dentro de si, para dar à luz uma estrela cintilante”, disse Nietzsche.
Então, quando temos uma obra em casa é o nosso teste para vivenciar a desordem. Somente quem já passou por isso sabe do que estou falando. Por mais que tenha sido planejada, e que  não sejamos marinheiros de primeira viagem no quesito reforma e construção, algumas surpresas serão inevitáveis.
Mesmo com todos os cuidados, é pouco provável que o piso de sinteco não saia chamuscado ou que os canteiros do jardim não sofram consequências. E, por mais que a propaganda diga o contrário, as tintas novas (e que custam uma fortuna) têm cheiro sim.
Sem contar que, provavelmente o orçamento vai estourar. Defeitinhos novos vão aparecer e não vale a pena deixar para depois. Melhor corrigi-los de vez, afinal a casa já está toda bagunçada mesmo, por que não aproveitar e fazer logo tudo o que precisa?
Ao final é bom. Aproveitamos para descartar algumas coisas que andavam paradas nos armários e guarda-roupas. Saímos da zona de conforto e viver no caos por alguns dias ajuda a quebrar a rotina. E depois quando se olha a casa pintadinha, sacode-se a poeira e vê a última caçamba de entulho indo embora, esboça-se um sorriso de vitória.
Como ocorre com o final de uma paixão, por uns meses não vai ser possível deixar de pensar nela – pois é preciso terminar de pagar as contas. Até que o bichinho construtor comece a cutucar e a gente se pegue pensando na próxima reforma. 

2 comentários:

  1. oi amiga, esperamos vc p almoçar na segunda, ok? é só me confirmar pra gente caprichar! bjs e boa sorte! eu tb tô numa obra, obrinha... mas já sonhando com outra maior... é o bichinho construtor.... Laene

    ResponderExcluir