quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CONVERSA DE JARDINEIROS


O QUE NÃO PODE FALTAR NUM JARDIM TROPICAL

Como já disse, um jardim bonito começa por um belo gramado. Para isso, antes é preciso acertar o terreno e livrá-lo de todas as possíveis pragas ali existentes, especialmente a tiririca, um verdadeiro inferno capaz de danificar qualquer plantação. Se o seu terreno tem essa ou outras pragas, como trevo, carrapicho etc, é melhor pedir ajuda a um agrônomo ou técnico agrícola. Esse profissional vai orientar como fazer um combate definitivo delas. Vai dar trabalho? Custar dinheiro? Certamente. Mas é melhor do que ir logo plantando a grama, fazendo os canteiros e, pouco tempo depois,  vê-los infestados de pragas.
Além de um bom gramado, o que mais não pode faltar num jardim tropical para que ele esteja sempre exuberante, colorido e cheio de vida?
Composição de Palmeiras de  pequeno porte com bromélias, para um jardim com a cara do Brasil.
É claro que isso vai depender do gosto de cada um e também do tamanho do espaço. Mas se a sua opção é por ter um jardim com a cara do Brasil, espelhando toda a diversidade de nossa flora, existem algumas espécies que não podem ficar de fora.

Orquídeas - Em minha opinião, jardim tropical sem orquídeas é algo impensável, portanto ela é a primeira opção. Muitas espécies, tantos terrestres quanto epífitas (que sobrevivem agarradas aos troncos de árvores, ou em placas), são nativas, ou adaptam-se muito bem ao nosso clima tropical e sobrevivem com poucos cuidados. É inumerável a quantidade de opções em termos de cores,  tamanhos e época de  floração. Somente com as orquídeas já é possível ter um jardim florido  praticamente o ano todo.

 Bromélias e orquídeas juntas fazem uma composição insubstituível em jardins tropicais

Bromélias -  Orquídeas e bromélias aparecem na natureza muitas vezes juntas. E como belos jardins têm aparência de arranjos naturais, elejo a bromélia como a companheira inseparável da orquídea, que não pode faltar no jardim tropical. Também essa família de plantas abrange tanto espécies epífitas, quanto terrestres.  Embora quando plantadas no chão costumem oferecer composições magníficas, quando se juntam algumas espécies de cores e formatos diferentes, não tenho receio de confessar minha preferência pelas epífitas. É um espetáculo sem comparação quando elas florescem nos altos dos troncos.  Mesmo sem estar floridas, podem formar belos arranjos.

Palmeiras - Assim como as orquídeas e as bromélias, as palmeiras são a cara do Brasil e, em meu jardim tropical escolho-as, mesmo que não possuam floradas significativas. Suas belas folhagens por si só já oferecem grande beleza, embora algumas tenham os troncos como grandes atrações. No meu caso, que possuo pouco espaço disponível, escolho as palmeiras de  porte reduzido, como a raphis , a palmeira Petrópolis e a Chamedórea, pequenas, porém lindas.

Todas as três espécies indicadas são de fácil manutenção, exigindo poucos cuidados. Além da beleza, esse é um motivo muito interessante para justificar as minhas escolhas, pois bons jardineiros são cada vez mais raros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário