sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Êeepa!

Alguma coisa saiu errada na minha tentativa de criar uma aba nova no Blog, ou melhor de substituir uma antiga aba por uma nova. Como estou ansiosa para começar as nossas conversas de jardineiros, tentei,  de novo, hospedá-las na aba Um olhar sobre. MAIS UMA VEZ NÃO DEU CERTO. PEÇO DESCULPAS. Depois com a ajuda do Eliab (meu ajudante de blog oficial), vamos criar uma aba específica para esse tema, pois penso que ele pode render muito papo. Por enquanto, então, vai aqui mesmo na página inicial  o papo inicial para as nossas conversas de jardineiros.

CONVERSAS DE JARDINEIROS

Por que você quer ter um jardim? Para sua simples contemplação? Porque gosta de pássaros ou borboletas? Para valorizar sua casa? Ou porque pensa que é muito mais charmoso receber os amigos na churrasqueira, com vista para os canteiros?
Antes de contratar um paisagista, arquiteto, um agrônomo, ou mesmo um jardineiro para lhe ajudar a construir seu jardim, sugiro que pense em por que quer ter um.  Manter um jardim é algo trabalhoso e até dispendioso, mas o prazer que nos proporciona é altamente compensador.
Depois que já decidiu por ter um, minha primeira sugestão é que avalie cuidadosamente o espaço que possui. Pode ser uma área grande como uma chácara ou um sítio,  um espaço  de um lote que tem a metade ocupada pela casa, um terreirinho de nada ou uma simples varanda. Em qualquer caso, dá pra ter um jardim bacana. Certamente seus gastos e seu trabalho serão maiores quanto maior for o terreno.
Nos primeiros posts, vou me ater  aos jardins tropicais que são os que melhor se adaptam ao nosso clima, por isso são mais fáceis de serem cuidados e ficam quase sempre mais bonitos, além de combinarem bastante  com a nossa arquitetura. Depois poderemos falar de outros estilos de jardim.

Se você resolveu fazer seu jardim, as dicas a seguir podem ser úteis.
Dica n º 1 – Planejar com antecedência - Lembrando sempre  que  ter um jardim  representa algum trabalho, mesmo que seja apenas o de orientar seu jardineiro, e também que você terá algum custo, mesmo que mínimo.
Dica nº 2 - Com exceção é lógico do caso da varanda, para todos os outros casos,  um jardim bonito começa pela preparação do terreno e   por um bom gramado.
Dica nº 3 – Respeite a natureza das plantas. Se ela gosta de meia sombra, não a plante ao sol pleno, pois ela vai viver queimada, por mais que você cuide ela. Ao contrário se ela for de sol pleno, não a coloque na sombra, pois, ela pode até sobreviver, mas não vai ficar bonita.
Dica nº 4 – Plantas, como outros itens de decoração, entram e saem da moda como as roupas. Lembram-se da época das samambaias choronas? Todas as casas elegantes possuíam um vaso com elas. Hoje estão esquecidas. Todavia, existem os clássicos. Assim como um pretinho básico, um vaso de orquídea não sai de moda, da mesma forma que uma  palmeira sempre valorizará o seu jardim.   
Dica nº 5 – Não queira ter de tudo em seu jardim. Jardins muito poluídos não ficam bonitos e a atenção do apreciador se perde no meio de tantas espécies. Pense em  3 a 4 espécies para cada 50 m². Assim se o seu jardim tiver por exemplo, cerca de 200 m², você  poderá escolher cerca de 12 a 15 espécies.

2 comentários:

  1. Minha amiga, claro que estava faltando este assunto em seu blog. Gostei muito. Estou na tentativa de fazer o meu tão sonhado jardim. Claro que vou precisar muito de você e de suas dicas. Grande abraço. Dayze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou ansiosa prá ver esse jardim tão sonhado. Pode contar com meus pitacos, sempre. Com aquela área enorme e linda, você tem espaço prá sonhar de sobra.
      Abração.

      Excluir