quarta-feira, 14 de março de 2012

ESCRAVA DA POESIA

Já na apresentação deste Blog me declarei escrava da poesia. Esse relação começou cedo. Lembro-me de, aos sete anos de idade, encantar-me com o Leilão de Jardim da Cecília Meirelles. Assim, me rendo a essa paixão há muito tempo. Não sou capaz de entender como alguém pode viver sem poesia. Sendo hoje o seu dia, não posso deixar de postar uma aqui. Na dúvida entre qual escolher, dada a enorme quantidade de belos poemas da nossa língua, decido por aquela que despertou-me para esse mundo encantado. É incrível perceber como, ao serem arranjadas de maneira especial, as palavras de um poema imprimem um ritmo, uma leveza e uma cadência tão especiais que são capazes de despertar as mais profundas emoções. Apreciem a singeleza e deixem-se levar pelo encantamento do Leilão de Jardim.


LEILÃO DE JARDIM


Cecília Meirelles


Quem me compra um jardim com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentrodo chão?

(Este é meu leilão!)

Estou postando hoje também em Poemas, um poeminha meu, onde manifesto meu enorme desejo de ser poeta. Veja lá.

2 comentários: