quinta-feira, 22 de março de 2018

CONVERSAS DE JARDINEIROS - CACTOS E SUCULENTAS

Muitas revistas e sites dedicados à jardinagem, ao paisagismo e à decoração de interiores, afirmam que Cactos e Suculentas são plantas muito fáceis de cuidar e de manter. Dizem que, por essa razão, até mesmo quem não possui experiência alguma com plantas, nem dispõe de tempo para cuidar, pode cultivar facilmente tais espécies.  
Não acho que seja bem assim.  Qualquer planta exige cuidados e um mínimo de conhecimento sobre as suas características, para que possa permanecer bonita e saudável por bastante tempo.
Cacto em flor


Cactos, na maior parte das vezes, são espinhentos e precisam ser manipulados com muito cuidado, para evitar o contato com a pele. Necessitam de sol, ou pelo menos de bastante claridade para sobreviverem, e se adaptam melhor em regiões de clima quente.  Apreciam serem plantados em solo bem drenado, com uma boa proporção de areia grossa e, ou pedriscos. No entanto, para ficarem bonitos e crescerem vigorosos, não dispensam matéria orgânica em seu substrato.
Lindo cactos sem espinhos
Podem sobreviver por algum tempo em ambientes fechados. Todavia, para cultivá-los dentro de casa, é preciso que haja claridade e, preferencialmente, alguma entrada de raios solares. Se não for assim e permanecendo longos períodos nesse tipo de ambiente, costumam perder suas formas e cores originais, ficando estiolados e feios.
Há cactos de florações muito bonitas, existindo também algumas espécies sem espinhos mais fáceis de serem cuidados.
Os cactos costumam variar muito de tamanho, havendo os que atingem alturas superiores a dois ou três metros, enquanto outros, mesmo em sua fase adulta, alcançam apenas alguns poucos centímetros. Por esse motivo, a sua utilização vai depender obviamente do espaço que se tem disponível para o cultivo. Canteiros maiores podem ser formados em combinação com  agaves e iucas, por exemplo, resultando em bonitos conjuntos. Essas são plantas com necessidades semelhantes aos cactos e que demandam cuidados parecidos.
Agaves compõem bem com cactos maiores
Quanto às Suculentas, geralmente são plantas perenes, pobres em floração, cujo maior atrativo costuma ser o formato da sua folhagem rechonchuda, que acumula grande quantidade de água.
Assim como os Cactos, as Suculentas apreciam climas quentes, sol, preferencialmente o da manhã, e solo com boa drenagem. Mais que os primeiros, necessitam matéria orgânica no solo, sob pena de não se desenvolverem.
Nesse grupo de plantas, as mais comuns são as conhecidas popularmente como rosas de pedras, cuja folhagem suculenta desenvolve-se em torno de pequeno tronco lembrando o formato da rainha das flores. 
Composição com suculentas
Rosa de pedra
É possível fazer composições com suculentas de tamanho e formatos variados, formando bonitos conjuntos. Obviamente, para se obter um bom resultado, além dos aspectos estéticos das plantas, deve-se atentar para as suas necessidades de sol e características do solo.

Fiz uma experiência dessa há cerca de quatro meses, plantando suculentas em um vazo de argila, em formato de bacia. Utilizei substrato rico em matéria orgânica, porém com cerca de 20% de pedriscos para uma boa drenagem. No fundo do recipiente coloquei uma pequena camada de brita. Posicionei-o em local que recebe apenas o sol da manhã. Rego com pouca água, em dias   alternados. Está muito bonito, mas é trabalhoso retirar os matinhos que brotam com frequência no meio das plantas. Às vezes preciso utilizar uma pinça, sob pena de danificar as delicadas suculentas, cujas folhas soltam-se da planta com muita facilidade.
A reprodução de Cactos e Suculentas é geralmente feita a partir de mudas, ou partes destacadas da planta mãe; em seguida devem ser transplantadas para outro recipiente. No caso das suculentas, apenas uma folha costuma gerar brotação, formando um novo exemplar.
Esses dois grupos de plantas, por possuírem exemplares de tamanho bastante reduzido, prestam-se bem ao plantio em pequenos recipientes. Mini vasos ficam um mimo com uma ou mais dessas plantinhas; porém duram pouco, pois as plantas consomem rapidamente os nutrientes do substrato.
Mini vaso com cactos

Um comentário: