domingo, 16 de abril de 2017

Gente que não se Cansa de Minas Gerais

A gente não se cansa de conhecer e de se encantar com Minas Gerais. É bom viver andando por essas terras, a descobrir seus tesouros que não são poucos. Uma curta passeadinha bem por perto de Belo Horizonte, foi suficiente para encontrar joias da arquitetura colonial e barroca, e, mais uma vez, paisagens fascinantes. Uma passagem rápida por Sabará e pela Serra da Piedade, em Caeté, foram suficientes para restabelecer os ânimos, que, por razões que não cabem serem ditas aqui, andam meio arrefecidos.
Sabará possui  um centro histórico importante, destacando-se a mais mimosa joia do barroco mineiro.
Igrejinha de Nossa Senhora do Ó
Trata-se da Igrejinha de Nossa Senhora do Ó, construída por volta de 1720, com uma estrutura pequena e simples, porém com um magnífico interior. A edificação é considerada um dos mais preciosos monumentos do barroco brasileiro. Seu rico e detalhado interior em estilo nacional português, contrasta fortemente com a fachada simples, surpreendendo e encantando seus visitantes.
Interior da Igreja de N. Sra do O  (Foto Wikipédia)













Andar pelas Minas Gerais é também deparar-se com a oportunidade de descobrir jardins naturais de beleza incomparável. 

Desenhos, fungos e flores nas rochas
A bonita vegetação  e a deslumbrante  topografia da Serra da Piedade não permitem que quem ande por lá permaneça indiferente. Não por acaso o lugar inspirou  Adélia Prado a escrever em seu poema Ex votos “A Serra da Piedade me transtorna”. 
Vegetação nativa do cerrado
Além de toda a beleza natural da região, há, no topo da serra, um bonito santuário em homenagem a Nossa Senhora da Piedade, composto por diversas edificações, destacando-se a igreja antiga e a moderna. Toda a subida da serra é feita em estrada pavimentada em meio a vegetação nativa preservada, com predominância de espécies do cerrado. A vista é deslumbrante; em grande parte do tempo estamos literalmente entre nuvens.


É sempre bom descobrir que os encantos de Minas vão muito além de Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina e as atrações da capital, Belo Horizonte. Por aqui, cada esticadinha é motivo  para se apaixonar sempre mais. E querer voltar sempre.
Entre nuvens
Jardins nas rochas

Nenhum comentário:

Postar um comentário