terça-feira, 13 de setembro de 2016

Bethânia e as Palavras

Um dos primeiros presentes que me dei na condição de mulher à toa foi viajar a Belo Horizonte apenas para assistir ao show da Maria Betânia. Não podia ter feito melhor escolha. Foi encantador e diferente, pois, muito mais do que um espetáculo musical, o show  foi um encontro de literatura e da mais fina poesia. Intitulado Bethânia e as Palavras   o evento constituiu-se de leitura de textos escolhidos por Bethânia, ditos ao longo de sua carreira como cantora, intercalados por músicas já consagradas em sua voz.
A grande intérprete da MPB, portadora de uma voz inconfundível, completa 70 anos em plena forma. Não é de hoje que a cantora transita entre a música e a literatura. Durante todo o seu percurso como artista, inseriu textos, poesias principalmente, em seus shows e discos.

Logo na abertura do show,  a cantora declarou: “ler, ouvir, dizer poesia hoje, nesse tempo de tanto desapego, tanta correria, é uma tarefa difícil. É como provocar o mundo, ofender o mundo, vivemos como se não coubesse mais o silêncio, as delicadezas”. 
 Como era de se esperar, começou por Fernando Pessoa. Referindo se ao escritor português, Bethânia expressou: “poeta da minha vida, fonte para minha sede, poeta que sustenta a minha respiração, o ritmo desassossegado do meu coração”. Logo de início, trechos da Tabacaria:

“Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não fiz...
Conheceram logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada a cara
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido....”

Descalça, leve e acompanhada de dois músicos no palco, a cantora flana entre clássicos da literatura como Pe. Antonio Vieira (“a nossa poesia é uma só”) e poetas populares como Patativa do Assaré. Bela e oportuna escolha da cantora nesses tempos em que se discute redução da maioridade penal:

“Meu bom Jesus Nazareno
Pela vossa majestade fazei que cada pequeno
Que vaga pela cidade
Tenha boa proteção
Tenha em vez de uma prisão
Aquele medonho inferno
Que revolta e desconsola
Bom conforto e boa escola
Um lápis e um caderno”

Incluiu também o professor dela e de Caetano no curso ginasial, Nestor  de Oliveira Em suas aulas, disse Bethânia, ”além de didática, aprendia-se a ouvir, ler e dizer poesia... Isso acontecia numa escola pública no Recôncavo baiano. Falo sobre isso só para lembrar que é possível sim uma boa e plena educação nas escolas públicas brasileiras” 
Sua leitura passou por Manoel Bandeira, Drummond, Ferreira Gullar e muitos outros.
E as músicas que ia intercalando entre os textos incluíram composições de  Paulinho da Viola, Vila Lobos, Dominguinhos e claro, Chico, Caetano e Gil.
E para coroar  o magnífico espetáculo,  Guimarães Rosa e trechos do Grande Sertão – Veredas, em minha opinião a maior obra prima da literatura brasileira:

“O nome de Diadorim, que eu tinha falado, permaneceu em mim.  Me abracei com ele. Mel se sente é todo lambente. – ‘Diadorim, meu amor...’  Como era que eu podia dizer aquilo?
E como é que o amor desponta?
Coração cresce de todo lado. Coração vige feito riacho, colominhando por entre serra e varjas, matas e campinas.
Coração mistura amores. Tudo cabe...
Aquilo me transformava, me fazia crescer dum modo, que doía e prazia. Aquela hora eu pudesse morrer, não me importava...
No fim de tanta exltação, meu amor inchou, de empapar todas as folhagens, e eu ambicionando de pegar em Diadorim, de carregar Diadorim em meus braços, beijar, as muitas demais vezes, sempre.
Abracei Diadorim, com as asas de todos os pássaros.
Diadorim é minha neblina.
Amor é a gente querendo achar o que é da gente.”


A  lamentar do encontro, apenas a sua duração. Uma hora foi muito pouco. Achei necessário comprar o livro do show,  Caderno de Poesias - Maria Bethânia. A obra é da editora da UFMG e reúne os poemas, textos ficcionais e canções organizadas pela cantora e que fazem parte do espetáculo. O livro é belamente ilustrado com reproduções de quadros de importantes artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Portinari e Caribé, entre outros e vem acompanhada do DVD com o conteúdo do show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário