segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CRÔNICAS DO DIA A DIA - A DECISÃO DE ME TORNAR UMA MULHER À TOA

Não sou mais a Maria Inês do Ginásio,  a Maria Inês da DRH/UFV, nem a do AGROS; e também não, como nos últimos anos, a da Faculdade de Viçosa. Libertei-me dos sobrenomes corporativos. Agora, simplesmente Maria, ou Maria da Saudade.
Há mais de um mês entreguei minha carta de demissão,  não pretendo novamente manter vínculo funcional com instituição alguma. Dá um frio na barriga, é verdade. E sou tomada ainda por dúvidas acerca da decisão. Vou sentir falta dos proveitosos e divertidos encontros semanais com meus queridos estudantes; das descobertas enriquecedoras advindas dos trabalhos de orientação, do convívio com os colegas e do crescimento permanente que a atividade docente propicia.  
Ao mesmo tempo sou tomada por uma agradável sensação de liberdade, uma autonomia prazerosa, impossível, quando se mantem vínculo empregatício, mesmo na atividade de professor, uma das mais autônomas que já experimentei.
Foram muitos anos de trabalho, melhor nem contá-los. Agora vou ser uma mulher à toa, como um amigo  já me intitulava, desde que fiz a opção por trabalhar apenas dois dias por semana.
As férias de julho foram atribuladas. Fiz três viagens e apenas uma delas a lazer. Praticamente não parei em casa. Meu cantinho sente a minha falta. O escritório ainda não foi organizado, como fazia em todos os períodos de férias e o jardim anda descuidado.  Os bordados estão finalmente sendo retomados, mas ainda não sobrou tempo para voltar à ioga. Há um livro com todos os contos da Clarice sendo começado e um show  em Belo Horizonte, programado para o final do mês. Já fiz uma lista de filmes a assistir e a promessa de me dedicar mais ao blog.
Começar a vida de a toa lendo Clarice...
Agora não poderei mais alegar falta de tempo, essa velha desculpa esfarrapada que utilizei tantas vezes. Para justificar omissões ou desinteresses, terei que confessar minha preguiça, que pretendo usufruir fartamente. Enfim, estou prontinha para assumir a libertadora condição de mulher à toa. À vida, Maria da Saudade!



5 comentários:

  1. Bravo, Maria da Saudade! Eu só posso aplaudir sua corajosa decisão e desejar-lhe muitas alegrias nesta nova fase de sua vida. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Cada vez te admiro mais e mais.
    Nao importa o que voce ira fazer: agitada, ou á toa. Voce nao irá parar jamais.
    E do seu espirito!
    Voce merece tudo de melhor que a vida pode oferecer... Porque voce faz acontecer.
    Viva, viva e viva, com toda a intensidade e amor que voce tem!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Preciso encontrar com voce. Irei a Voçosa dia 27/8/16. 80 anos de Waldir Mol, meu cunhado. Mas sera muito corrido, porque esta tudo muito complicado no momento.
    Devo ir ai no bate e volta, mas vamos tentar nos encontrar.
    Um abraço - Eliana

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir