sábado, 30 de julho de 2016

VIAGENS – Os encantos de Tiradentes e seu Entorno

Igreja Matriz
Aos pés da Serra de São José, Tiradentes contempla a passagem do tempo como guardião de um patrimônio de rara beleza e importância. A antiga vila de São José del Rei recebeu o nome de seu filho herói em 1889. Ao longo do século XVIII, a saga do ouro deixou em suas terras a semente da civilização mineradora, que constitui um dos pilares da identidade brasileira. Minas e o Brasil e suas tradições mais profundas estão ricamente representados e preservados na região, que faz parte de um dos trechos da estrada real. No casario colonial, nas igrejas e capelas ornadas de um barroco exuberante, nas ruas estreitas e cheias de mistério, na forte tradição cultural e religiosa, em tudo se respira a alma mineira, silenciosa e acolhedora, corajosa e altiva. Em Minas onde tudo é história, Tiradentes se projeta como território de memoria, cultura e fé.
casarios de Tiradentes

Essas palavras, adaptadas de uma placa na entrada do Museu de Santana, uma nova e majestosa atração da cidade, retratam muito bem o que é Tiradentes, uma das  cidades históricas mais charmosas do estado. Tiradentes tornou-se de uns tempo para cá,  um polo cultural acolhendo festivais importantes como o de Cinema e o de Gastronomia.
Em seus casarios e sobrados  abrigam-se hotéis e pousadas charmosos, antiquários, galerias de arte e lojas de artesanato, além de restaurantes e bares,  que oferecem o melhor da comida mineira.
Dentre as clássicas iguarias, que consolidam nossa fama de boa cozinha, as variações do frango caipira que costumam deixar os visitantes encantados: frango com quiabo,  com Ora-pro-nobis (lobrobô), ou ao molho pardo, difícil escolher o melhor. Além de outros, há também o tradicional mineirinho, deliciosa carne suína, acompanhada de tutu de feijão, feijão tropeiro, arroz e couve. Doce de leite caseiro e suas variações com amendoim ou com coco, diversas compotas, doces de frutas em barras, ou  cristalizadas, são possibilidades de sobremesa a considerar. Destaco o figo cristalizado recheado com doce de leite ou com nozes, verdadeiro manjar dos deuses.
Mineirinho, de comer rezando
Nesta época do ano costuma fazer bastante frio, o que torna a cidade ainda mais charmosa. Nos bares e restaurantes este é atenuado por aquecedores e lanternas a gás que se espalham por entre as mesas ao ar livre, tornando os ambientes alegres e românticos.
Durante o dia, muitos escolhem conhecer a cidade passeando de charretes que circulam e fazem paradas nas principais atrações, como o chafariz de São José, o Museu de Santana e as igrejas de Santo Antônio e de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Bailarina em papel marchê- Arte de Fábio Francino, preciosidades  em Bichinho
Foto: reprodução da página do facebook do artista
Fachadas das lojas repletas de artesanato
Cidades e Locais do Entorno - Estando em Tiradentes, vale a pena, dar uma esticada por locais que ficam no entorno e que oferecem boas atrações. A mais próxima é o distrito de Bichinho, localizado a apenas oito km de Tiradentes. Além de abrigar um dos restaurantes mais típicos da redondeza, o distrito respira arte por todos os lados; mantém uma profusão de lojas, ateliês e oficinas de arte e artesanato de deixar extasiados os visitantes. 
Passar um dia inteiro em Bichinho, descobrindo seus encantos e apreciando a beleza da produção local, é um programa mais que bacana.
Vale a pena também visitar os municípios de Prados e  Rezende Costa, localizados a poucos quilômetros. Este último é um centro produtor de  artesanato, especialmente de tecidos feitos em teares, que são oferecidos preços convidativos. Encontram-se opções variadas de produtos em arte têxtil, como colchas, redes, toalhas de mesa, tapetes,  jogos americanos almofadas e mantas. Há também artigos feitos em ferro, madeira e cerâmica.
A cidade de Prados, também tem origem no ciclo do ouro e faz parte do circuito trilha dos Inconfidentes, com trechos  preservados da Estrada Real. Possui um artesanato variado, tradição musical e  igrejas e casarões setecentistas, bem conservados, inclusive um que pertenceu à mulher mais atuante na Inconfidência Mineira, Hipólita Teixeira de Melo.
Cidade dos moveis em madeira de demolição
Ainda bem próximo a Tiradentes está o município de Santa Cruz de Minas, famoso pela produção de móveis artesanais em madeira de demolição. 

Paisagem bem mineira
Lindinha a Maria Fumaça fazendo manobra
 na estaçãozinha de Tiradentes
Finalmente, acredito que,  estando em Tiradentes, vale dar uma esticada até São João del Rey. O passeio vale a pena, principalmente se for feito na antiga maria fumaça que faz diariamente, em horários variados, o trajeto de ida e volta, num passeio romântico e encantador pelas paisagens de Minas. 




2 comentários:

  1. Que bacana a sua descrição minuciosa, Maria Inês! É um guia minucioso e cuidadoso de uma viajante com sensibilidade cultural, gastronômica e, sobretudo, uma conhecedora da nossa 'cultura mineirez'!... Minas Gerais são várias e são lindas!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Maria Inês por ter me citado, sua visita foi encantadora. Grande Abraço
    Fábio Francino

    ResponderExcluir