sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CONVERSAS DE JARDINEIROS

JARDINS MONOCROMÁTICOS E MONOTEMÁTICOS
Quando se pensa em fazer ou reformar um jardim, a primeira dúvida que costuma surgir é: que espécies de plantas e flores usar? Obviamente a resposta vai depender de um conjunto de aspectos que incluem o tamanho do terreno, as condições de sol, a disponibilidade financeira e principalmente os gostos e preferências do(s) dono(s) do jardim. Isso é o mais importante.  Por mais desinformada, confusa e, ou indefinida que seja uma pessoa em relação a espécies ornamentais, é possível conciliar seu gosto com algumas regrinhas básicas que ajudam na composição dos jardins, tornando-os mais bonitos, harmoniosos e acolhedores.
Petúnias, mesma espécie, cores variadas
Ao paisagista, arquiteto, agrônomo ou jardineiro, que for chamado a contribuir no planejamento e na execução do jardim, cabe oferecer um conjunto de orientações que visem  auxiliar o proprietário, direcionando suas escolhas de forma que ele possa ter um espaço com o qual se identifica. Quase sempre o que as pessoas mais valorizam no jardim é a beleza. No entanto, há outras possibilidades que um jardim pode oferecer, como atrair pequenos animais (pássaros, borboletas, abelhas), que levam movimento ao espaço, deixando-o ainda mais vivo, ou transformar-se em um lugar de contemplação e, ou convívio etc.
Canteiro  de alamandas clareiam um jardim
Na maior parte das vezes, a não ser que a área seja muito grande, uma regra geral que costuma funcionar bem, é optar por poucas espécies. Jardins muito “embolados” e atulhados de plantas, raramente ficam bonitos e harmoniosos. Ainda mais, quando as plantas, além de muitas, não combinam entre si. Dia desses me deparei com um canteiro enorme de congeias. Nunca as tinha visto assim cobrindo grandes áreas de terreno. Geralmente são mais utilizadas em pérgolas e caramanchões. Belo exemplo do que estou falando.
Apenas Congeias adornam esse enorme canteiro


Dessa forma, e, principalmente se puderem ser feitos vários canteiros diferentes, mesmo em espaços de tamanho reduzido, as composições monotemáticas (com apenas uma espécie de planta, ou mesmo com várias espécies de uma mesma família), costumam ser opções quase certeiras. Mas plantas da mesma espécie podem surgir em cores diferentes. Nesse caso, harmonizando-se as cores, pode-se obter canteiros alegres e repletos de beleza. Uma espécie que oferece ótimos resultados para essa ideia é a petúnia.  Mas há infinitas possibilidades. Os gerânios, as bromélias, as orquídeas e até mesmo as rosas ou mini rosas (nem sempre fáceis de serem harmonizadas), são espécies que costumam ficar muito  bonitas sozinhas. Pode-se também, optar por composições com espécie única e apenas uma cor. 
Acho um pecado, por exemplo, misturar  margaridas, principalmente as brancas. Ela é soberana em beleza e simplicidade ao mesmo tempo. Não precisa de companhia alguma para se destacar. Ao contrário, quando é plantada sozinha, se mostra melhor.
Margaridas não precisam companhia para serem exuberantes
em beleza e simplicidade
Se o espaço é grande e, ainda assim, a opção for adotar canteiros monocromáticos, podem-se usar espécies de altura variada, reduzindo a possibilidade de se ter um jardim monótono
Espécies mais altas como as alpíneas também dão
belos efeitos em canteiros  monocromáticos e monotemáticos
. A riqueza e a diversidade de plantas fáceis de serem adaptadas nos mais diferentes espaços permitem escolhas alternativas com possibilidade de atender os mais variados gostos e  preferências.

Um comentário:

  1. Ai, vou fazer uma pergunta que não tem nada a ver com este post, mas acho que você saberá responder.

    Se eu quero que a flor de maio dê flores em maio, em que época devo plantá-la ou podá-la? Tem alguma regra pra isso?
    Queria saber o periodo ideal para plantar determinadas flores para que elas floresçam no período ideal (a primavera na primavera, por ex)...

    Você sabe algo sobre isso?
    Vou ficar de olho no seu blog para ter uma resposta. Se puder, me avisa que você leu esse comentário lá no meu blog, no google plus, por sinal de fumaça... alguma coisa? :D
    Beijos e obrigada!

    Livre Leve Livro

    ResponderExcluir