terça-feira, 3 de junho de 2014

SUEC – Salão Universitário de Expressão e Criatividade

O  SUEC, Salão Universitário de Expressão e Criatividade é um evento promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), por intermédio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), “voltado para docentes, servidores técnico-administrativos e discentes dos três Campi da UFV”  e tem como objetivos: a) estimular a produção artística e cultural dos membros de sua comunidade universitária, atendendo às políticas culturais e afirmativas da Instituição; b) incentivar e promover experiências criativas e inovadoras nas áreas artística e cultural para todos os públicos; e c) impulsionar a criação autoral dos membros da comunidade universitária, incentivando a permanência de trajetórias artísticas.  
O Salão existe há décadas, mas andava “fora do ar”, há algum tempo. Neste ano felizmente, ressurgiu e propôs-se a  selecionar e premiar expressões culturais nas seguintes linguagens artísticas:
 -  Artes Visuais;
 - Audiovisual;
 - Dança;
 - Literatura;
 - Música; e
 - Teatro.
            Na linguagem Artes Visuais, além de fotografia e artes plásticas, nessa edição foi incluída a modalidade artesanato. Nessa categoria,  inscrevi os meus três santinhos, com o nome de Festa Junina, com Santo Antônio, São João e São Pedro. Essas três peças foram as minhas primeiras produções e as fiz no ano passado, para decorar a festa junina.
Ontem à noite foram anunciados os premiados nas linguagens Artes Visuais e Literatura e, para minha alegria, meu trabalho foi um dos selecionados. Fiquei feliz não somente com o resultado, mas também pela iniciativa da PEC em retomar esse evento tão importante para a comunidade universitária e viçosense e por terem incluído a categoria artesanato dentre as Artes Visuais.
São João, São Pedro e Santo Antônio, (Festa Junina)
conjunto premiado na linguagem Artes Visuais
Identificação da Obra - M. I. da
Saudade, toda prosa.
O artesanato, especialmente o bordado, mesmo depois de Arthur Bispo do Rosário,  é visto por muita gente como o “primo pobre” das manifestações artísticas e culturais. O fato de a UFV tê-lo incluído no SUEC representa um reconhecimento à riqueza, diversidade e inegável beleza do artesanato brasileiro em suas mais diversas manifestações.
 As obras estão expostas no saguão do Centro de Vivência no Campus de Viçosa e a premiação será na sexta feira desta semana às 19:30 h, no espaço cultural Fernando Sabino.


 Nota: Infelizmente a iluminação da mostra não está boa. Considerando que a fotógrafa aqui também não é das melhores, a qualidade das fotos não ficou essas coisas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário