terça-feira, 20 de maio de 2014

SANTA RITA -  A DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS
Em Viçosa, até quem não acredita em Deus é devoto de Santa Rita.
Considerada a santa das causas impossíveis, é reverenciada em diversos lugares do mundo. Aqui, é a padroeira. Muitas pessoas possuem o seu nome, assim como a avenida mais bonita da cidade.  Dia 22 de maio é “Dia Santo”, lojas e outras repartições não funcionam. Amanhece-se com  bela alvorada de fogos e música. À tarde, comumente a partir das quatro, tem início a procissão, que é o clímax da festa.
A imagem da santa é adornada, geralmente com muitas rosas vermelhas, sendo levada em cortejo pelos fiéis durante longo trajeto. Casas se enfeitam, colocando-se nas janelas e sacadas, toalhas e colchas do mais fino bordado e renda. Algumas famílias, especialmente as da Rua Gomes Barbosa e da Avenida Santa Rita chegam a armar altares em frente às suas residências - quando a Santa passa, toca-se o seu hino,  um primor. Muito meigas também são as crianças, algumas de colo,  vestidas de Santa Rita, acompanhando a procissão com os familiares. Pessoas seguem descalças a demonstrar humildade e respeito à padroeira.
Nas tradições católicas, maio é cheio de significados. Comemora-se o mês de Maria, nas pequenas cidades do interior e também em bairros de algumas capitais são comuns as festas de coroação, com as crianças vestidas de anjinhos em procissões. Na frente o estandarte de Nossa Senhora de Fátima, ou Nossa Senhora do Rosário, em azul celeste e branco, fitas voando ao vento no frio fim de tarde, fogos de bengala a espalhar luzes  e a bandinha tocando atrás. Vou ser repetitiva: uma lindeza. Somos muitos os apaixonados pelas tradições mineiras. Vale a pena visitar o estado nessa época do ano. Temos um frio ainda suave, nossa culinária se manifesta no que há  de melhor, caldos quentes, como a canjiquinha mineira que não tem igual, o caldo verde e muitos outros. À tarde tem a canjica doce e os cafés  com deliciosos biscoitos, bolos e pães caseiros. Nossas roscas doces recheadas de goiabada e queijo são de comer rezando. (Para fortalecer o embalo da fé). 
Como ficou o estandarte
Como já falei por aqui, tenho me aventurado a fazer estandartes. São composições em tecido, geralmente elaborados a partir da imagem do santo que se quer homenagear e enfeitados com rendas, fitas, retalhos e mais o que a imaginação escolher. Pulei miúdo para concluir a tempo o de Santa Rita, que agora está exposto em minha porta de entrada. Trabalhei com simbologias em torno da santa, utilizando uma imagem tradicional, rosas vermelhas e figos verdes que remetem à história dela. Utilizei pedras mineiras, quartzos verdes e roxos, entremeados por miçangas vermelhas e alaranjadas. Adicionei galão dourado e sinhaninha, tudo composto em tecido roxo e finalizado por fitas coloridas.
Detalhes: rosas e figos
Se o resultado ficou bom, vocês dirão. Para mim, ficou bacana, embora sempre com aquele sentimento de que poderia ter ficado melhor. Como se expressou Gabriela Mistral:  mostrará sua obra com vergonha, porque sua arte sempre será menor que o seu sonho.

3 comentários:

  1. Ficou lindo demaiss, Maria Inês!!! Ameiii!! Você arrasa nesses estandartes!!! Lindo!!
    Saudades!!!

    Gis

    ResponderExcluir
  2. Maria Inês! Você se supera em cada estandARTE que faz! Faço minhas suas palavras do texto: "uma lindeza"! Parabéns!!! Continue nos encantando com essas maravilhas! Abraços carinhosos da prima, Ana Maria.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, obrigado pelo seu carinho e pelas suas palavras, você tem razão no que diz, mas sem comentários a gente não sabe se está agradando ou não.
    Amei ler seu post sobre Santa Fita de Cássia, sabe que comecei a melhorar no dia dela, quando rezei muito pedindo pela minha saúde.
    Os Estandartes são lindos, gostei muito, parabéns pelo seu lindo trabalho.beijinhos e um feliz fim de semana

    ResponderExcluir