sábado, 17 de maio de 2014

COMPOTA DE LARANJINHA KINKAN

O frio chegou e com ele a safra dos cítricos, que aqui na região é diversificada. Nossa laranja Serra D´Agua é uma delícia;  gostoso demais sentar-se com uma vasilha delas no colo, e apreciar com calma, em  uma noite fria, vendo a lua, programa bem mineiro, bem rural. A laranja campista, a caipira, é talvez a mais apreciada de todas, miudinha e cheia de sementes, mas com um sabor inigualável. Também muito boas são as laranjas Bahia da região, bem avermelhadas, não possuem sementes e praticamente não têm bagaço. As mexericas tanto a candongueira, quanto a poncã e o limão doce, comuns em nossos quintais também são muito saborosas. 
De uns tempos para cá, além das variedades do pomar tem aparecido com frequência, no inverno as laranjinhas kinkan, vendidas em bandejas. Pequenas e amarelinhas, podem ser comidas inteiras, sem retirar as cascas que são macias e adocicadas. No ano passado experimentei fazer quentão com elas e foi um sucesso. Já postei a receita aqui no blog. Agora resolvi fazer compotas. Fui à internet e encontrei umas receitas meio extravagantes. Uma delas propõe colocar álcool nas laranjas e atear fogo antes de ir para o cozimento. Essa é de um site de fabricante de açúcar. A outra de uma chefe bastante conhecida e badalada também não me animou, pois sugere colocar as laranjas a cozinhar juntamente com o açúcar, o que é um equívoco, pois as frutas demoram muito mais no cozimento e acabam ficando “cascudas”. Quando testo uma receita e fica muito bom, gosto de compartilhar. Modéstia à parte, acertei em cheio ao acrescentar suco de laranja Bahia à calda, que adquiriu um  sabor muito bom e uma cor  linda.
Compota de kinkan: sobremesa linda e delicada.
Como sugestão de acompanhamento, pode ser servida com queijo Minas frescal ou requeijão cremoso. Fica muito bom também com doce de leite em pasta.

INGREDIENTES
- Uma bandeja de 400 gr de laranjinha kinkan
- Duas xícaras das de chá de açúcar
- Caldo de duas laranjas Bahia
- Seis cravos da Índia
- Dois favos de anis estrelado
- Água para cozinhar e para a calda

MODO DE PREPARO

Lave as laranjinhas e corte-as ao meio. Leve ao fogo para cozinhar com um litro de água por meia hora. Deixe esfriar e escorra a água, desprezando-a. Retire as eventuais sementes que ainda ficarem nas laranjinhas. Faça uma calda com o suco das laranjas Bahia, uma xícara de água, o açúcar, o cravo e o anis. Assim que levantar fervura coloque as laranjinhas kinkan já cozidas e deixe ferver por vinte minutos, acrescentando mais água, aos pouquinhos,  se necessário.  

Um comentário:

  1. Acabei de fazer a compota de kinkan. Ficou uma maravilha. Parabéns pela receita. Abraço. Dayze

    ResponderExcluir