segunda-feira, 17 de março de 2014

RETRATO SOCIAL DE VIÇOSA 5

Acaba de sair do forno, ou melhor, da gráfica o Retrato Social de Viçosa 5, documento elaborado pelo CENSUS – Centro de Promoção do Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto EMPEC de pesquisa e consultoria.  Lançado em formato de Livro impresso e em DVD, o documento contém um conjunto precioso de informações sobre o município de Viçosa. Tais informações podem ser úteis não somente a tomadores de decisão da administração pública, como também a pesquisadores, estudantes e empresários, entre outros. 
O livro aborda aspectos históricos e geográficos do município, evolução da população e sua distribuição territorial, condições de habitação e infraestrutura, além de indicadores econômicos e sociais. O retrato da educação, da saúde e da assistência social em Viçosa está delineado no documento que traz também informações referentes à composição dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de aspectos relacionados à segurança pública.
Retrato Social de Viçosa 5
Reprodução da capa que tem
foto de Jeremias de Castro
Conforme o número indica, esta é a quinta edição do estudo, cuja primeira edição foi lançada em 2002 e vem recebendo atualizações periódicas. Fruto de extensa pesquisa de campo, envolvendo uma amostra contendo mais de mil domicílios urbanos e dos distritos, o trabalho permitiu traçar um perfil bastante realista das condições econômicas e sociais do município. Coordenado pelo Prof. Tancredo Almada Cruz, experiente pesquisador e professor de economia, além de cidadão altamente envolvido e atuante nas causas sociais, o estudo contou com a colaboração dos professores Ananias Ribeiro da Silva, Bruno Tavares, Maria Inês do Carmo e Thiago de Melo T. da Costa. Envolveu também o trabalho dos estagiários Eber Franklin, Leonne Sá e Ludiana Dias. 
A elaboração do RETRATO SOCIAL DE VIÇOSA 5, contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Viçosa, da ADEVI – Agência de Desenvolvimento de Viçosa e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa – UFV.  
O documento, em sua versão impressa está sendo disponibilizado às escolas e órgãos da administração pública. Em formato eletrônico (DVD), poderá ser adquirido no CENSUS, que tem sede no oitavo andar do Edifício Panorama, à rua Benjamim Araújo, nº 56, em Viçosa.
Para mim, constitui motivo de honra e muito orgulho oferecer uma modesta contribuição à feitura de documento tão importante para o município. Minha participação na ONG CENSUS é, principalmente, uma oportunidade de aprendizado e maneira de retribuir minimamente a acolhida que recebi nesta cidade repleta de oportunidades.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário