quinta-feira, 6 de março de 2014

CONVERSA DE JARDINEIROS - Cercas Vivas, Muros e Telas Floridos

Hoje em dia, mesmo pessoas que moram em grandes áreas como sítios e fazendas, gostam de delimitar os espaços de suas moradias, seja porque desejam definir uma região que merece um cuidado mais intenso, ou para ter maior privacidade, como em condomínios fechados, por exemplo. Muitas vezes, no entanto, não querem muros, gradis ou telas aparentes.
Dependendo da situação, uma simples cerca viva resolve o problema. Em outros casos precisam também pensar na segurança e não podem abrir mão dos muros. Se for apenas para conter animais e separar propriedades, as cercas em telas ou aramados podem também ser boas opções.
Diversas plantas se adaptam muito bem ao objetivo de esconder e, ou disfarçar os tapumes, servindo não apenas para amenizar visuais pouco atraentes, mas também para cobrir, enfeitar e colorir os cercados. Seria difícil enumerar aqui todas as plantas que ficam bacanas nessas situações. A minha preferida para cerca viva pura ainda é o hibisco.
Hibiscos, opções de cores
Há várias opções de cores das flores e também podem-se escolher folhagens do tipo variegada, que são de uma beleza singular. Para cobrir telas e aramados, as buganvílias, ou primaveras são lindas, mas ainda acho que o amor agarradinho é imbatível em beleza e fartura de flores. Não menos atraentes são as alamandas, um espetáculo
Amor agarradinho, bonito até no nome

com folhas verdes brilhantes e flores amarelas ou vinho.
Tela coberta com buganvília numa única cor
Alamanda amarela, flores vivas e folhas brilhantes
Como disse, as opções são muitas. Para quem deseja uma cerca viva mais robusta, por exemplo, o sansão do campo ainda é o mais utilizado. Pena que, nesse caso, com podas regulares sua florada raramente apareça. Quando se deseja delimitar a área, é bom escolher não apenas uma espécie que acha linda e que cumpra o seu papel, mas  pensar também na manutenção. Para ficarem sempre bonitas, cercas vivas, muros e telas recobertos com plantas, exigem cuidados permanentes, como podas e condução, além de adubação e regas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário