sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CASSAÇÃO DO PREFEITO E FALTA DE EDUCAÇÃO DO POVO

Neste momento em que, em Viçosa,  se comemora a sentença da justiça que determina a cassação do prefeito e do seu vice, há um convite no ar. Ainda que o motivo da decisão não tenha sido o desmando e a falta de competência da administração municipal, mas sim questões eleitorais, a hora é boa para reflexão.
Não há dúvida. Precisamos de uma gestão pública comprometida com o bem estar da cidade e empenhada em zelar pela difícil tarefa de promover melhores condições de vida à população. Desculpem se esse é um discurso batido, mas também a população precisa fazer a sua parte.
Numa rápida caminhada por ruas próximas ao centro, na manhã de hoje, não precisei ir longe para constatar a falta de educação e de cidadania de boa parte da população. 
Lixo jogado na calçada
Meio fio obstruindo o passeio

Carros estacionados nas calçadas, sobressaltos nos passeios das casas, lixo atirado fora da lixeira.  De um lado, a administração publica que além de não fazer a sua parte nos cuidados com o espaço  público, também não cuida da fiscalização. Do outro,  os “sem noção”, com os quais temos que conviver no nosso dia-a-dia.  É incompreensível, mais que isso, é lamentável. Boa parte da população parece pensar que a rua é o quintal de sua casa e age como se respeitar o espaço público fosse obrigação para o outro, não para si.
Carro obstruindo a passagem de pedestre
Mais uma vez...
Assim fica difícil. De um lado, administração ineficiente, do outro, povo mal educado.  Ou não é bem assim? Embora estejamos acostumados a perceber como dimensões opostas, esses são aspectos complementares e fazem parte de um círculo vicioso difícil de ser quebrado. Má administração e povo mal educado são dimensões intrinsecamente relacionadas. 
Romper esse círculo vicioso demanda muito empenho dos dois lados. O mais esperado é que a iniciativa seja da administração pública e que esta não somente faça a sua parte, mas oriente a mudança  de conduta da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário