sábado, 14 de dezembro de 2013

FLORIANÓPOLIS É UM PRESÉPIO !

Este ano  resolvi viajar em uma época pouco habitual. Com isso mudei um pouco as rotinas de preparação do Natal e tive que pular miúdo, como se diz na roça. Mas consegui retornar a tempo de participar das festividades de formatura da Faculdade onde trabalho, cuja turma de administração concedeu-me honrosa homenagem, que me encheu de orgulho.
O mapa da Ilha
Andei por Florianópolis, uma cidade que já havia visitado, mas que não podia dizer que conhecia, pois apenas havia dado um pulinho por lá. Agora sim, ficamos por oito dias, um período bom para conhecer e apreciar as muitas belezas da ilha.
A primeira coisa que chama a atenção em Floripa é, sem dúvida, o cuidado com a preservação ambiental. Praticamente em toda a extensão do seu território há matas preservadas, a vegetação é linda e como sou uma sempre apaixonada por orquídeas e bromélias, alegrou-me encontrá-las em seu habitat em plena capital.
Outra coisa bacana da cidade é isso: embora seja a capital do estado, Floripa continua sendo uma cidade pequena, com menos de 450.000 habitantes. É a capital brasileira com o maior IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - e a terceira cidade do Brasil. As diferenças  sociais e econômicas não são tão gritantes, como no restante do país. Praticamente não há favelas. O povo é muito educado, os carros param para os pedestres nas faixas de trânsito e os nativos têm o maior orgulho de dizer que são "Manezinhos da Ilha".
Garça em lagoa da Praia do Forte
A cidade é cheia de belas praias e, em todas elas o cuidado com a preservação está presente. Não se constroem prédios com mais de quatro andares na maior parte delas. Esse cuidado com o ambiente é perceptível não somente no que se refere à vegetação, mas também também em relação à fauna. Fiquei encantada com a presença de garças nas praias e em praticamente toda a Lagoa da Conceição. Elas convivem harmoniosamente com os pescadores, com turistas e com a população local.  
Sinais pré históricos na praia dos Ingleses
Outro aspecto interessante da região é a grande presença de sinais pré-históricos em diversas localidades. Em plena praia dos Ingleses, uma praia urbana e muito movimentada encontra-se o Museu das Oficinas Líticas, um acervo a céu aberto com grande variedade de sinais da presença do homem na região, em períodos anteriores a 5.000 anos.
E por falar em praia, não poderia deixar de mencionar o local mais paradisíaco, rústico e encantador de Floripa: a praia do forte. Uma confortável e bela colônia de pescadores, sem sinais de especulação imobiliária, onde os nativos mantém suas chácaras cercadas não por muros, mas por uma vegetação exuberante, onde predominam os hibiscos e onde é fácil encontrar um paredão de pedras coberto por ripsalis  e as pitangueiras frutificam próxima à areia.
Orquídeas na praia
Imagino que o paraíso deve ser algo parecido com isso. Por hoje, ficamos assim, mas  volto a falar de Florianópolis. Antes, porém, mostrarei minha decoração de Natal, que foi um pouco inspirada na viagem.
Paredão de ripsális na praia do forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário