quarta-feira, 15 de maio de 2013

PITACO DA SEMANA: SOBRE A VINDA DE MÉDICOS CUBANOS


Quando iniciei o blog disse que daria pitacos de maneira geral. Pitaco é uma palavra que não existe no registro do editor de textos que praticamente todo mundo usa, nem no corretor ortográfico, nem nas opções de sinônimos. Para mim, o sentido da palavra está associado a dar opiniões sem ter que fundamentá-las, ou seja, dar palpite, mesmo que seja infeliz.
Agora com o sucesso do perfil fake Dilma Bolada nas redes sociais, a palavra pitaco tem sido adotada como sinônimo de  ‘passar um pito’’ , ou ‘dar uma bronca das grandes’ Enfim, essa introdução é para esclarecer que continuo usando a palavra pitaco com o sentido de dar palpites.
Dessa vez, resolvi palpitar sobre a proposta do governo brasileiro de atrair médicos cubanos para trabalhar no Brasil.
Como temos observado, este primeiro semestre tem sido marcado por frequentes reclamações sobre dificuldades para agendar consultas médicas; e não estou falando de serviços públicos de saúde. Mesmo para os que possuem convênio ou têm disposição para pagar uma consulta particular, não há data disponível na agenda do médico. Foi o que aconteceu há cerca de dois meses quando tentei marcar com meu clínico e cardiologista de mais de 10 anos. A secretária se recusou a agendar, mesmo que fosse para o final do ano. Simples assim: a agenda está fechada. Mesmo eu tendo me disposto a pagar a consulta particular, não há vagas. Como é consulta de rotina, para revisão periódica, continuo aguardando a reabertura da agenda do médico.
Agora, aproximando o meio do ano tentei marcar consultas  com a ginecologista  e o oftalmologista. Para a primeira, vaga somente dia 29 de julho; com o oftalmologista, aconteceu igualzinho o caso do cardiologista. Não tem agenda, nem para o final do ano.
A proposta de trazer os médicos cubanos gerou uma gritaria na imprensa, e nos Conselhos de Medicina, alegando uma “suposta validação automática dos diplomas dos médicos cubanos”, o que não é verdade. O ministro da saúde já se pronunciou afirmando que a  “contratação de médicos estrangeiros deve seguir critérios de qualidade e responsabilidade profissional”.
Parece que a tentativa do governo brasileiro encontra precedente em outros países como Portugal, por exemplo, onde há médicos estrangeiros, principalmente cubanos, trabalhando desde 2009, com bons resultados e amplo apoio da população.
Tudo indica que a intenção do governo é alocar os doutores estrangeiros para regiões mais isoladas, que não têm conseguido atrair médicos, mesmo oferecendo verdadeiros salários de marajás.
Imagino como deve estar sendo difícil atrair médicos para tais regiões. Se aqui no nosso Sudeste, estamos observando uma demanda por serviços médicos, muito maior do que a oferta, por lá a situação deve ser bem pior.
Parte final do pitaco de hoje: acertando bastante,  errando às vezes, (afinal, somos todos humanos!), pelo menos nos tempos atuais, temos a impressão de que temos governo. Já não era sem tempo!

2 comentários:

  1. E porquê não??? "O governo brasileiro pretende atrair não somente médicos cubanos para trabalhar nas regiões mais carentes do país, mas também profissionais de Portugal e da Espanha. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que desde o início do ano estuda alternativas para suprir a deficiência desses profissionais nas regiões mais remotas do país."
    em: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/1-alem-dos-cubanos-brasil-pode-atrair-medicos-de-portugal-e-da-espanha/

    ResponderExcluir
  2. Vou deixar aqui p meu pitaco!
    Acho bem os médicos estrangeiros no Brasil como disse aqui dm Portugal temos e muitas vezes somos mais bem tratados por eles do que pelos nossos médicos portugueses que parecem estar estrelados com a crise e nao estam nem aí
    Beijinhos obrigado pela sua visita lá no meu blogueiro e pelo pitaco
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir