domingo, 5 de maio de 2013

Arbustos para Jardins

A buganvília  é ótima opção para colorir o gramado

Para quem tem  um jardim  mais extenso, além dos canteiros, geralmente posicionados nos cantos e em área especiais, fica muito bacana salpicar arbustos no gramado, para quebrar a monotonia de uma grande área verde.
Arbustos são opções às árvores de maior porte, que geralmente demoram mais tempo para atingirem o tamanho adulto e possuem copas maiores, sombreando o gramado, o que pode  comprometer a  sua manutenção.
Outra vantagem dos arbustos é que eles costumam florescer por períodos mais longos do que as árvores. Alguns como o manacá de Serra, em certas regiões, costumam repetir a florada duas vezes ou mais; ou permanecerem floridos durante todo o ano, como as buganvílias.
Além desses dois, para quem quer um jardim bem colorido, há muitas opções de arbustos com floração farta: Manacá Cheiroso, Mussaendra, Ipês de jardim, Mini flamboyants e diversos outros.
Manacá da Serra pode florescer mais de uma vez ao ano

As buganvílias, por si só constituem um universo de opção de cores e formatos. Esta planta pode se transformar em um lindo arbusto, com poucas podas, ser  conduzida como trepadeira em renques e pergolados e ser utilizada como cercas viva, oferecendo um alternativa colorida, para delimitar espaços.
Todas as espécies citadas exigem pouca manutenção e adaptam-se plenamente ao nosso clima tropical. Para quem quer ter um belo jardim, com pouco trabalho e custo reduzido, são opções interessantes,  pois as mudas com porte médio e, já em início de floração, costumam ser encontradas a preços bem baixos.

2 comentários:

  1. gostei, se você deixar tambem um enderço para mais exemplos de arbustos seria legal, porque no meun caso preciso de muitas opçoes para ver a que melhor se adequa ao local Obs: Adorei os quadros, amo Van gogh. Tambem sou artista plastica e se voce curte tambem arte da uma olhada no site www.cleniobarros.com.br e na pagina dele do face são esculturas lindas. um abraço e parabens

    ResponderExcluir
  2. Legal seu blog. Adoro jardins.
    Estou terminando a reforma do meu jardim e pretendo plantar uma árvore de porte pequeno e que não caia folhas, devido a piscina que ficará mais ou menos perto. O que você sugere?

    ResponderExcluir