sábado, 23 de fevereiro de 2013

SOLUÇÕES RÁPIDAS PARA O JARDIM


Cuidar do jardim e vê-lo florido, que coisa boa! Recentemente fiz uma pequena reforma na casa e o meu canteiro de hortênsias acabou  sendo prejudicado. Fiz uma poda radical, mas não queria ficar vendo o canteiro pelado enquanto elas não brotassem. Como esse  canteiro é pequeno e fica isolado do restante do jardim que é todo no estilo tropical, costumo fazer experiências com ele, testando espécies diferentes, mas sempre com único tipo de planta. Assim, já tive  russélias, (que ficaram lindas, mas acabaram crescendo além do que eu pretendia), azevinhas (que são bonitas, mas seus espinhos acabam me machucando na hora de cuidar).
Ultimamente vinha mantendo as hortênsias, que são flores românticas e fáceis de cultivar. Adaptaram-se bem aqui, que é alto e bastante frio. Mas precisava  dar uma melhorada no canteiro já. Geralmente tenho um pouco de preguiça com as espécies que não são perenes, pois exigem trocas permanentes e acabam dando bastante trabalho. No entanto, dessa vez, resolvi experimentar as petúnias. 
Meu canteiro de petúnias
Preparei o terreno, afofando-o e acrescentando húmus de minhoca, um pouco de areia de rio e algumas colheres de torta de mamona. Fiz pequenos sulcos e semeei as petúnias, cobrindo as sementes. Como choveu bem nessa época do ano, reguei apenas quando ficava seco. Valeu a pena, pois, em apenas dois meses o canteiro está esplêndido. Se eu tivesse optado pelo replante de mudas prontas, certamente o prazo seria ainda menor.
Sei que as petúnias duram pouco, mas são pouco vigorosas e não vão atrapalhar as brotações das hortênsias, que já se recuperam. Creio em junho, ou julho que vão estar totalmente recuperados, e as petúnias já terão cumprido o seu papel.
Gerânios são ótimas opções para canteiros floridos
Outra opção que recomendo são os gerânios (popularmente chamados de jardineiras). São lindos, têm floração farta, diversas opções de cores e costumam ser bastante resistentes. Além disso, se replantados a partir de mudas já prontas e facilmente encontradas nas floriculturas, florescem rapidamente e exigem poucos cuidados.

2 comentários:

  1. Querida Maria Inês:
    Adoro abrir seu blog e me deparar com escritos seus, sempre tratando de temas que me interessam! Agora vêm as flores, minha paixão! Adorei as dicas. Estou com canteiros, aguardando cuidados para receber plantas que floresçam, colorindo o espaço externo da nossa casa no sítio.
    Abraços da prima e amiga, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom que gosta do que ando postando. Obrigada e volte sempre. Abração.

      Excluir