terça-feira, 7 de agosto de 2012

Viva Caetano!


C A E T A N O     V E L O S O,  70 ANOS

           Há quase trinta anos, mais precisamente em 1983, minha amiga Sônia Castro e eu, numa daquelas aventuras dignas de quem tem vinte anos, fomos passar uma semana no Rio de janeiro. Entre os programas: visitar uma exposição de Fernando Pessoa na Biblioteca Nacional (Fernando Pessoa - hóspede e peregrino), ver Fernanda Montenegro em As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant e assistir o show Uns de Caetano Veloso, no Canecão. Hospedadas no CEU – Casa do Estudante Universitário, um prédio lindo e antigo, naquela época caindo aos pedaços, pegamos vários dias de chuva na cidade maravilhosa. Voltamos com a alma lavada, pois além desses aí, ainda vimos uma deliciosa comédia, O Dia em Que o Alfredo Virou a Mão e assistimos Eles não Usam Blak-Tie, recém liberado pela censura.
Hoje, ao ver a notícia de que o Caetano está fazendo 70 anos, não pude deixar de pensar em como nós envelhecemos e ele não. Na época, ele, já quase um quarentão, mas, magérrimo e saltitante, de calça verde abacate no palco, parecia um menino. E continua parecendo, como também continua pirando a gente.
“Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luis de Camões” (Caetano Veloso, em Língua).
Em recente entrevista, o cartunista Laerte relatou que certa vez perguntaram ao Caetano se ele se considerava um gênio. E ele teria respondido: eu até poderia ser, se me esforçasse. 
É um danado, um gênio, sem dúvida alguma. Ainda mais se constrói toda a sua extensa obra, sem fazer grande esforço, como teria dito. Aliás, custo a acreditar nisso: ninguém consegue escrever tão bem, coisas tão bonitas, sem fazer muito esforço. Ou, pensando melhor, acredito sim, se essa pessoa for o baiano Caetano, autor de Sampa e orgulho de todos os brasileiros. Viva Caetano! 

6 comentários:

  1. Inês, foi uma época que marcou muito pra mim também. O show do Caetano no Canecão, as peças de teatro, as noites poéticas, chuvosas e nostálgicas na Céu. . .Penso que nesta viagem ficaram claras as afinidades e foi um marco para nossa eterna amizade . Eu nao tenho este seu talento para escrever e expressar sentimentos, mas tenho a sensação que esta sintonia vem de dimensões anteriores e certamente continuaremos nas próximas! Obrigada pelo seu carinho e um feliz niver pro Caetano. Beijos, amiga querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você por fazer parte da minha história. Abraço apertado

      Excluir
  2. Carmo, é também o seu olhar que sente lindo e que perpetua o Caetano. E a arte de olhar também não envelhece não.Bj, Mucci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Laene, pela visita e pelo carinho. Beijo.

      Excluir
  3. Tia, que lindo! E a Marcella tem toda razão! Mas o grande problema é que a gente se aventura pouco hoje em dia. Seja por causa do preço das coisas (eventos culturais bons), de falta de iniciativa (nossa) e pra não matar nossas mães de preocupação (as vezes a gente mata mesmo assim)! Rsrs...
    Bjus. Bárbara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda é você, Bárbara. Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre. Beijo.

      Excluir