sexta-feira, 25 de maio de 2018

SERRA DA CANASTRA, UMA BELEZURA


 Era um sonho antigo. Visitar a Serra da Canastra e tomar um banho nas águas sagradas das  nascentes do rio São Francisco.

A principal nascente do São Francisco

A região onde estão as nascentes fica a Oeste do estado de Minas Gerais sendo protegida pelo Parque Nacional da Serra da Canastra, o mais mais antigo do Brasil. O parque abrange vários municípios, sendo São Roque de Minas (com pouco mais de 6.000 habitantes) o mais importante deles. São José do Barreiro e Vargem Bonita também são municípios abrangidos por áreas dessa  reserva ecológica que possui uma área de mais de 70.000 hectares e é administrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Sempre vivas no caminho

Além das nascentes, o Parque abriga cenários de extrema beleza que se compõem por uma topografia bem peculiar e por espécies raras da fauna e da flora silvestres do Brasil. O local é considerado um santuário de aves, algumas especialíssimas,  como o Pato Mergulhão, uma das  espécies mais raras e mais ameaçadas do mundo. Também lá vive o Papagaio Galego, pássaro restrito ao cerrado e áreas adjacentes. Além dessas, há muitas outras espécies, como as Emas, por exemplo, consideradas um diamante do Parque da Canastra.  Ao todo são mais de 400 tipos de aves documentadas, como a belíssima Jandaia da Testa Vermelha, o Periquito Rei, o cantador Pintassilgo e a Maria Preta de Penacho, também raras, segundo o Catálogo 100 AVES do Parque Nacional da Canastra, uma publicação do ICMBio.
Mariposa colorida pousa na pedra da cachoeira
A fauna do Parque não é rica apenas em aves. Por lá é comum avistar o Lobo Guará, o Tamanduá Bandeira, o Tatu Canastra e muitas outras espécies, algumas já desaparecidas da maior parte do território brasileiro.

O dourado do capim de bode

A região da Canastra recebeu esse nome devido ao formato peculiar de sua cadeia de montanhas que lembra um baú. Trata-se realmente de uma caixa de preciosidades: a vegetação típica do Cerrado na Serra da Canastra tem peculiaridades interessantes. Cerradão, Cerrado Ralo, Cerrado Rupestre, Campos de Murundus, Campo Limpo convivem harmoniosamente com Capões de Mata, Campos Sujos, Matas de Galeria, Campo Úmido e outras denominações curiosas, incapazes de descrever a diversidade de plantas do local. Árvores, arbustos e arvoretas, plantas herbáceas (sem caule lenhoso, geralmente de porte baixo), como as lindas Sempre-vivas,  variados tipos de grama, todos de grande relevância ecológica, ajudam a compor uma paisagem única e exuberante.

Vegetação deslumbrante

Uma profusão de nascentes (mais de cem ao todo), cursos d´agua, riachos, e cachoeiras complementam o cenário. A Cachoeira Casca d´Anta, com cerca de 186 m de queda livre, é um dos maiores pontos de atração do Parque. Constitui, sem dúvida, um marco paisagístico da Serra da Canastra, deixando deslumbrados os seus visitantes, diante da beleza cênica da sua queda d´água.


Parte baixa da Cachoeira Casca D´Anta
emoldurada por quaresmeiras
A parte alta da Cachoeira Casca d´Anta,  fica a cerca de 35 km do município de São Roque de Minas. O acesso é feito por estrada de terra passando pela portaria 1 do Parque. De lá para a frente, apenas a pé ou em carros 4 x 4. Também por essa portaria se tem acesso às nascentes (que ficam cerca de cinco km depois). Daí até a primeira queda d´agua do rio São Francisco  e ao mirante da parte alta são cerca de mais 15 km percorridos no topo da Canastra.
Siriemas atravessam o caminho da
Cachoeira Casca D´Anta
Foto Márcia Rigueira
A melhor visão da Cachoeira Casca D´Anta  é obtida em sua parte baixa, cujo acesso é feito por Vargem bonita (a primeira cidade banhada pelo São Francisco), passando-se pela portaria 4, do Parque. A vista é deslumbrante, sendo difícil descrever a sensação que se tem ao avistá-la ao longe, majestosa despencando-se abruptamente do incrível paredão rochoso, recoberto de quaresmeiras floridas. 
A trilha de acesso é feita no meio da matinha que segue margeando o Rio São Francisco, por cerca de 15 a 20 min. Durante o percurso há pequenas piscinas naturais onde se pode nadar.

Diversas outras bonitas cachoeiras no entorno de São Roque de Minas e Vargem Bonita também podem ser visitadas, caso se tenha alguma disposição para enfrentar acessos empoeirados e estradas esburacadas. Além da Casca D´Anta, visitamos as Cachoeiras do Capão Forro, da Toca do Lobo, do Cerradão, a Rasga Canga,  a dos Rolinhos  e a da Chinela.  Para se chegar a qualquer uma delas é preciso andar alguns trechos a pé. Todas são trilhas fáceis e curtas, no entanto, devido a peculiaridades locais é melhor que sejam feitas juntamente com um guia.
Por ora, fico por aqui. A fim de evitar um texto muito longo, farei outra postagem falando das demais cachoeiras que visitamos na Serra da Canastra.



Companheiras na nascente principal





Nenhum comentário:

Postar um comentário