quinta-feira, 31 de março de 2016

31 de Março – Esse é um Dia para Lembrar da História de Geraldo Vandré

Com o magnífico refrão que virou hino de milhares de pessoas que sonhavam e lutavam por um Brasil melhor, especialmente menos injusto, Geraldo Vandré fez a cabeça de milhões de brasileiros durante a ditadura.

“Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer” (Geraldo Vandré em ‘Para não dizer que não falei das Flores/Caminhando’).

Naquele tempo, o que se produzia de melhor em música, geralmente era divulgado nos Festivais da Canção que mobilizavam torcidas e despertavam paixões em grande parte da juventude. Chico Buarque e Gilberto Gil, assim como Geraldo Vandré, estiveram presentes e projetaram suas carreiras em diversos desses eventos.

Gil, Chico e Caetano foram exilados, mas Geraldo Vandré foi preso e torturado. Suas músicas foram proibidas e eram ouvidas e cantadas apenas na surdina (não consigo dizer em surdina, ou à surdina, como sugere o Word).
Brutalmente maltratado e submetido a processos de lavagem cerebral intensos, Vandré teria se tornado uma pessoa apática e improdutiva, de acordo com a lenda que corre a respeito desse bravo e talentoso brasileiro.
Esse dia de hoje, 31 de março de 2016, é dia de luta e resistência. Devemos estar atentos e informados sobre essa articulada e poderosa tentativa de retrocesso, contra os ainda pequenos avanços nos direitos sociais no Brasil.
É dia de homenagear Geraldo Vandré e todos os brasileiros que foram perseguidos e maltratados (como a presidente Dilma Rousseff) porque defendiam a democracia, liberdade de imprensa e outros direitos fundamentais. Especialmente aqueles que deram a vida lutando por um país mais justo e igualitário e que ofereça oportunidades a todos os seus filhos, distribuindo melhor suas inúmeras riquezas.

Um comentário:

  1. Oi, menina!
    "Surdina"!!! É ainda nela mesmo que continuam tramando e ameaçando nossa jovem democracia! Vivam os ideais de tantos brasileiros que desde sempre: ontem, hoje e sempre lutaram, lutamos, lutaremos e lutarão para defendê-los!
    Muito bem lembrado o nosso Vandré! E essa música é hino de uma nação ameaçada! Cantá-la é ato de cidadania! Abraços.

    ResponderExcluir