sábado, 19 de março de 2016

19 de março – dia de São José

São José foi esposo de Nossa Senhora e pai adotivo de Jesus. Conta a tradição que, quando sua noiva apareceu grávida, ele teve dúvidas se a desposaria, pois não se relacionavam sexualmente. No entanto, a gravidez era fruto de uma concepção milagrosa, por obra e graça do Espírito Santo.  “O anjo do Senhor anunciou a Maria e o verbo divino se encarnou”. Diante de suas dúvidas, Deus demonstrou a São José que deveria crer no milagre e casar-se com Maria. Por isso, fez brotar em seu cajado, lírios brancos. Assim, São José é frequentemente retratado com o Menino Jesus nos braços e portando seu cajado enfeitado com lírios.
Por ter sido carpinteiro, muitas vezes é chamado de São José Operário e invocado como patrono dos trabalhadores. É também o protetor das famílias.
No meio rural, na maior parte do Brasil, especialmente no Nordeste, esperam-se por chuvas no dia de São José. A tradição afirma que se chover nesse dia, será um ano de boas colheitas.
Para compor meus estandartes, utilizo imagens em tecido que mando imprimir a partir de fotos, geralmente encontradas na internet. Dentre as dezenas de estandartes que já criei, o de São José possui a mais bonita imagem que consegui obter. Assim, precisei trabalhar pouco para compor uma peça que considero bonita. Utilizei elementos rústicos como o tecido de fundo. Acrescentei adornos prateados e uma bela faixa em crochê confeccionada por minha irmã que se encontra com a saúde muito debilitada.
Acrescentei pequenos pontos de luz em forma de estrelas com strass e apliquei um lírio  recortado de tecido rústico.  Como em boa parte de outros estandartes, fiz o acabamento com fitas nas cores que harmonizam com a imagem do santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário