terça-feira, 6 de maio de 2014

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS DE BELO HORIZONTE - MAOBH

Visitar o MAOBH  é uma oportunidade para fazer  um magnífico passeio pela evolução do trabalho e das profissões. Trata-se de um espaço cultural inaugurado  em 2006, muito bem organizado  e que abriga,  com zelo,  um acervo representativo do mundo do trabalho e dos ofícios em sua fase pré-revolução industrial. Como está expresso na fachada do prédio: “Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e seu tempo”.
Na entrada do Museu essa simpática vaquinha
coberta de fuxicos. Cara de Minas
Passear pelo Museu constitui uma experiência rica para todos. Todavia, para os que se interessam pelo tema trabalho e seus significados e, ou  que militam na área de administração e Recursos Humanos, é uma visita praticamente obrigatória.
Constituído por um vasto acervo, com cerca de duas mil peças, o MAOBH mostra objetos, materiais, engenhos,  mobiliário e um amplo repertório de instrumentos e ferramentas utilizados para o trabalho nos séculos XVIII, XIX e XX.  É o único museu da América latina, dedicado integralmente ao trabalho e aos ofícios, permitindo um passeio pela engenhosidade humana ao longo da história.
O Museu situa-se na região Central de BH, no conjunto histórico da antiga Praça da Estação,  local de fácil acesso, sendo inclusive anexo à estação do metrô. O prédio é lindo e foi restaurado mantendo suas características originais.
O atendimento é muito bom, com porteiros educados, guias atenciosos e áreas de apoio como banheiros e bebedouros excelentes e em impecável estado de  limpeza. O acesso nos dias de sábado é gratuito. O espaço é considerado por diversos guias de viagens, como um dos museus mais bem estruturados do Brasil.
Cadeira de dentista

A coleção mostra a produção popular na era pré-industrial: os fazeres, ofícios e artes que deram origem às profissões atuais, onde o visitante pode conhecer a história das relações sociais do trabalho no Brasil em diversos períodos de seu desenvolvimento. O acervo é organizado em seções, como Ofícios do Fogo (mostrando o trabalho de ferreiros, fundidores e funileiros); Ofícios do Couro (com peças, mobiliários e ferramentas utilizadas por chapeleiros, sapateiros, curtidores); Ofícios da Madeira (onde se pode observar o trabalho de carpinteiros, marceneiros e tanoeiros); Ofício do Comércio; Ofícios de Mineração: Ofício dos Fios e Tecelagens, entre outros.
Ofícios do Couro: sapateiros, chapeleiros, curtidores e seleiros
Além dessas seções, no hall interno entre os dois prédios encontra-se o Jardim das Energias, um acervo muito interessante que abrange a exibição de engrenagens e mecanismos destinados à geração de força e a auxiliar nos diversos setores produtivos, principalmente nos engenhos de rapadura e açúcar. Uma preciosidade. No paisagismo dos canteiros que ficam próximos,  foram utilizadas touceiras de cana-de-açúcar  e pés de café que, nessa época do ano, estão carregados de frutos vermelhos. Achei sensacional, pois o museu é bastante visitado pelas escolas e imagino que não deve ser pequeno o número de crianças que jamais viram um pé desses vegetais tão presentes na vida de todos.
Jardim das energias: niveladora de solo
Enfim, uma visita ao MAOBH constitui a oportunidade de fazer uma fascinante viagem no tempo, conhecendo as origens e a evolução do trabalho e das profissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário