segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Ipês nos Jardins

Ipê no jardim é uma tentação que acaba pegando muita gente. Difícil não ser fisgada por essa árvore que é um dos símbolos do Brasil. No mês de agosto eles ficam deslumbrantes.  A vontade de ter um pra chamar de seu e admirar de sua janela é  grande e muitos tomam a decisão por plantá-lo no calor da florada. Deslumbrados pela exuberância dos cachos amarelos,  roxos, ou cor de rosa,  vão  correndo adquirir sua muda. No entanto, antes de plantá-lo,  é recomendável  pensar um pouco.
Aliás, em minha opinião, antes de introduzir qualquer espécie  no jardim, é preciso refletir e planejar. Porque depois se for preciso tirá-la é sofrido e trabalhoso.  Então, é recomendável avaliar bem as condições do terreno e a natureza da planta antes de decidir por ela.
Sem dúvida, Ipês são um espetáculo
Ipês são maravilhosos, praticamente não dão trabalho, e, nativos  adaptam-se bem praticamente em todo o Brasil. Além de tudo, atraem passarinhos, borboletas e abelhas.
Mas não é planta para espaços pequenos.  Ipês crescem bastante, podendo atingir mais de 30 metros de altura e suas raízes são vigorosas. Não devem ser plantados perto de casa, muro ou outras edificações, porque podem danificá-los. O recomendado seria observar uma distância de, no mínimo 15 metros.
João de Barro no Ipê
Se o jardim não for bastante grande é melhor admirar o Ipê no parque ou na praça, ou até mesmo na beira das estradas, onde ele costuma florescer lindamente.  E tem mais: mesmo que se possua uma área maior,  outras restrições devem ser consideradas. Por exemplo, próximo à piscina, ou em gramados que se quer conservar limpos, é preferível não tê-los. A partir do mês de junho as folhas dos ipês começam a cair, até que os galhos ficam completamente nus. É quando a árvore prepara sua florada. Nas pontas surgem os botões em cachos que nos meses de agosto e setembro explodem em flores. 
Geralmente a floração dura apenas poucos dias. Então as flores caem e, mais uma vez, promovem um belo espetáculo colorindo o chão debaixo da árvore. Mas, secas também se transformam em sujeira e, a não ser que se tenha paciência para esperá-las decompor no gramado, é preciso retirá-las. E isso é trabalhoso, até porque, obviamente, as flores não caem em um só dia, então para manter o local limpo, é preciso varrer sempre.
Ter um jardim é um privilégio. Difícil descrever as variadas e ricas sensações que ele nos proporciona. Todavia, não se engane, mantê-lo cuidado para que esteja sempre bonito,  dá bastante trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário