sábado, 26 de julho de 2025

SALVE SANT´ANA, SALUBÁ NANÃ, BENÇA VÓ!

 

 Sant´Ana, mãe de Maria e avó de Jesus, é considerada, segundo as tradições católicas, como a padroeira das avós. É vista como  uma mulher à frente do seu tempo, pois, segundo a tradição, teria ensinado a sua filha  a ler a partir das Antigas Escrituras. Como não era costume à época que mulheres fossem alfabetizadas, Sant´Ana é vista como uma precursora no ensino,  padroeira e protetora dos professores.

Senhora Sant´Ana é uma santa muito cultuada em todo o estado de Minas Gerais. Em Almenara, no norte mineiro, as lavadeiras de roupas cantam em sua homenagem nas beiras do rio:

Senhora Santana ao redor do mundo

Aonde ela passava deixava uma fonte

Quando os anjos passam bebem água dela

Oh que água tão doce, oh senhora tão bela.

(...)

Santa padroeira de Guaraciaba (MG), minha terra natal, cujo povo lhe cultiva uma grande devoção, tem a sua festa no dia de hoje, 26 do mês de julho. Vindas de muitos lugares, pessoas com origem familiar no município e no seu entorno comparecem ao evento de grande significado cultural para a cidade.

Nas religiões e crenças de matriz africana Snat´Ana  é sincretizada como Nanã, e  venerada como a mais antiga e sábia das orixás.  Representa a origem da vida, sendo  associada à terra, aos pântanos e águas paradas. Ela simboliza a  ancestralidade, pois é uma das responsáveis pela criação da humanidade, sendo respeitada como portadora de grande poder e sabedoria. Tem a missão de protege os idosos e os doentes e cuida também de fortalecer nossa relação com a natureza.

Sant´Ana, arte em madeira, com utilização
de pigmentos naturais e sementes.
Autor: Marcelo Oliveira